SEMANA UNIVERSITÁRIA

Auxílio financeiro concedido a artistas e espaços culturais durante a pandemia será um dos temas abordados pelos convidados

Programação do webinário da Quinta Cultural terá mediação da docente Rose May Carneiro (FAC/UnB). Transmissão será realizada pela UnBTV. Arte: DEX/UnB, com adaptações

Nesta quinta-feira (24), as comunidades acadêmica e externa à Universidade de Brasília terão a oportunidade de pensar e debater criticamente sobre a cultura brasileira em seu momento atual e futuro. Por meio do webinário Lei Aldir Blanc: arte e cultura brasileira em contexto de crises será possível escutar opiniões diversas sobre o assunto. Parte da programação da Quinta Cultural na 20ª Semana Universitária (Semuni), a atividade ocorre às 9h, via canal da UnBTV do YouTube .

>> Confira aqui a programação da 20ª Semana Universitária

Entre os convidados, estão confirmados o autor, encenador, diretor e professor Fernando Villar, que hoje é chefe do Departamento de Artes Cênicas (Cen/IdA/UnB), o docente do Departamento de Artes Visuais (Vis/IdA/UnB) Nelson Inocêncio e o ator e mímico Miquéias Paz. A deputada federal Jandira Feghali fará participação com um vídeo gravado. A mediação será feita pela professora da Faculdade de Comunicação (FAC/UnB) Rose May Carneiro.

O debate on-line destaca a Lei nº 14.036, batizada como Lei Aldir Blanc em homenagem ao compositor e escritor autor de sucessos como O bêbado e a equilibrista, entre outros, falecido em maio deste ano vítima de covid-19. A lei garante ajuda financeira emergencial a artistas, profissionais de apoio técnico e espaços artísticos durante o período de pandemia do novo coronavírus.

O auxílio financeiro garantido pela lei é visto pelo professor Nelson Inocêncio como um respiro para a classe artística neste momento. “A lei significa um alívio, ainda que momentâneo, para tentar sanar as questões que afetam o setor cultural. Reconheço sua importância, mas é preciso ainda avançar muito”, avalia. Segundo ele, é necessário pensar desde já em alternativas para a área cultural também no médio e no longo prazo.

“A homenagem a Aldir Blanc é fundamental. Ele lamentavelmente faleceu nesse cenário de pandemia e vítima da própria pandemia. Seguramente foi um grande artista que contribuiu imensamente para a cultura brasileira. A lei, para essa situação emergencial, é importante, traz algum alívio ainda que seja momentâneo, não deixo de reconhecer isso. Mas precisamos achar saídas. Não sabemos até quando vai a pandemia. Precisamos pensar o que será feito em relação à cultura mais a médio e a longo prazo”, pontua Inocêncio.

Artista e professor do Departamento de Artes Visuais (Vis/UnB), Nelson Inocêncio é um dos convidados do webinário. Foto: Arquivo pessoal

DIÁLOGO – O professor do Departamento de Artes Visuais acredita que o webinário abrirá um espaço de debate de possíveis contribuições para a cultura.

“Não temos ainda uma ideia acabada. A oportunidade de discutirmos o assunto no webinário é para podermos dialogar, vislumbrar e poder encontrar caminhos. É preciso democratizar o acesso aos bens culturais para que todos possam ser possuidores de uma bagagem cultural, capazes de discernir o que consideram bom ou ruim não pelo que escutam falar, mas pelo domínio que têm sobre uma linguagem ou o conhecimento de sua cultura. Precisamos ter repertório. Temos que investir em campanhas de democratização do acesso a tudo o que é considerado de boa qualidade”, aponta Nelson Inocêncio.

“A democratização do acesso é o que vai estimular o público para que tenhamos cada vez mais acesso aos espaços, aos espetáculos, às exposições. O artista depende de público; se não tem público, não tem artista. É fundamental. Este é o meu olhar, meu ponto de vista. No diálogo, é certo que teremos outros posicionamentos, provavelmente muito mais articulados em relação a esse caminho: o que vamos fazer com a área cultural”, pontua.

O webinário, que também abordará mais amplamente a arte e a cultura brasileira em contexto de crises, estará aberto à participação de quaisquer interessados no tema.

“Nós convidamos o público a partilhar conosco preocupações. Não somos senhores e senhoras de todas as certezas, somos pessoas preocupadas com os rumos que a cultura vem tomando neste país. É com esse espírito que assumimos a responsabilidade de comparecer ao webinário e contribuir com as discussões, levantando os problemas e as críticas. Não temos todas as respostas e precisamos, inclusive, ouvir o público sobre o que estamos vivendo nas áreas da arte e da cultura hoje”, ressalta Inocêncio.

PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES – A Quinta Cultural e o webinário integram a Semana Universitária da UnB, que pela primeira vez na história da Universidade de Brasília ocorre totalmente pela internet, em função da pandemia. A programação do evento conta com mais de mil atividades que promovem a extensão universitária, realizadas até sexta-feira (25). Webinários, palestras e oficinas on-line, apresentações de trabalho ao vivo e gravadas são algumas das atrações desta edição.

As atividades são gratuitas e os interessados em participar e receber certificados precisam se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades (Sigaa-UnB). Ao se cadastrar no sistema, basta acessar a lista de atividades gerais e buscar as ofertas de cada uma das unidades. Em seguida, é necessário preencher os formulários de frequência que estarão disponíveis nas descrições dos vídeos ou nos chats das atividades ao vivo.

O Decanato de Extensão (DEX) criou um tutorial com o passo a passo para inscrição. Outras informações sobre a Semana Universitária podem ser obtidas na página www.dex.unb.br/semanauniversitariaunb.