ENSINO

Atividades, em parceria com o governo local, iniciam em setembro na Biblioteca Nacional de Brasília. Projeto será financiado pela FAPDF

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, a Universidade de Brasília lança projeto de formação continuada de professores de Ciências e Matemática.

Previstas para iniciarem em setembro, as atividades serão na Biblioteca Nacional de Brasília, onde haverá um repositório digital das boas práticas de ensino em curso nas escolas do DF. No local, também devem acontecer reuniões periódicas de professores para troca de ideias e experiências.

“O objetivo é melhorar o ensino dessas disciplinas no DF e ocupar o espaço da Biblioteca Nacional hoje subutilizado”, ressalta o professor da Faculdade de Educação da UnB, Gilberto Lacerda. Segundo ele, a ideia é estimular o desenvolvimento de soluções de ensino que facilitem o processo de aprendizagem de matérias tradicionalmente consideradas difíceis pelos alunos de ensino fundamental e médio.

“Sabemos que aversão a essas áreas de conhecimento pode estar associada a problemas no ensino básico”, diz Lacerda. “Imersos em suas práticas cotidianas, muitos professores não têm tempo de reinventar suas aulas. Por isso, intervenção de atores externos pode ajudar nessa tarefa”, justifica.

Um total de R$ 2 milhões deve ser investido no projeto que será financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).