ANIVERSÁRIO

Série de lives, evento acadêmico e lançamento de nova logomarca marcam comemorações

Webinário desta quarta-feira (2) é o primeiro dos seis que irão revisitar os principais marcos do programa. Arte: divulgação/PPGSOL

Com o lançamento de mestrado na área em 1970, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (PPGSOL/UnB) iniciou a pavimentação de um caminho que ajudou na formação de docentes e pesquisadores para todo o país. Além de estar entre os três programas da área no Brasil com nota máxima (7) na última avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PPG foi o primeiro em Sociologia no Centro-Oeste e, desde sua criação, passou por transformações que acompanham a história do país.

Para comemorar, junto com a comunidade acadêmica, os 50 anos de trajetória, está prevista série de atividades virtuais que relembram os principais marcos do programa. Serão seis transmissões, que devem recordar a criação dos cursos de mestrado, em 1970, e de doutorado, em 1984, além das principais temáticas debatidas no programa nas décadas posteriores. As atividades encerram-se com reflexões sobre 2020, em que serão propostas agendas de pesquisa para os próximos anos.

O primeiro encontro virtual acontece às 19h desta quarta-feira (2) e será transmitido pelo canal do PPGSOL no YouTube. Na live, quatro docentes egressos do mestrado em Sociologia na década de 1970 discutem o panorama da criação do programa. São convidados os professores César Barreira e Yrlis Barreira – hoje vinculados à Universidade Federal do Ceará (UFC) –, Maria Francisca Coelho, da UnB, e Nadya Guimarães, da Universidade de São Paulo (USP).

A abertura será feita pela coordenadora do programa, Haydée Caruso, e a mediação fica por conta do chefe do Departamento de Sociologia, Fabrício Monteiro Neves. A próxima live, que abordará a implantação do doutorado, será transmitida pelo mesmo canal, em 9 de setembro, às 19h.

Ainda como parte das celebrações, a tradicional Semana de Sociologia acontecerá de forma virtual, entre os dias 3 e 7 de novembro, com programação extensa nos turnos matutino, vespertino e noturno, com mesas virtuais, lançamentos de livros e oficinas. Informações sobre as atividades do evento estarão disponíveis para consulta em breve no site, Facebook ou Twitter do Departamento de Sociologia.

A revista Sociedade e Estado, publicação A1 editada desde 1986 pelo programa, terá, em 2021, um dossiê comemorativo sobre os 50 anos do PPGSOL. Também é destaque no jubileu o lançamento de uma nova logomarca do PGG. A identidade visual passou por amplo debate no colegiado da pós-graduação em Sociologia e foi escolhida entre diversas propostas.

"Além de marcar a trajetória do nosso programa, esse jubileu é um desafio para nós reforçarmos nosso papel nas Ciências Sociais. Temos um do programas mais longevos do país, e revisitar essa história coloca luz no impacto que ele tem", afirma a coordenadora do PPG, Haydée Caruso. Para ela, a participação do público é um tributo àqueles que construíram e às novas gerações que hoje constroem o programa. "É olhar o tema da construção científica do país, em especial das Ciências Humanas", opina.

Coordenadora do PPGSOL, Haydée Caruso diz que as comemorações dos 50 anos do programa passaram para a esfera virtual por conta da pandemia e agora devem atingir público maior, uma vez que programa forma pesquisadores de todo país. Foto: divulgação

HISTÓRIA — O PPGSOL foi responsável pela formação de quadros de professores para todo o Brasil, principalmente em seu início, quando ainda não havia muitos cursos de pós-graduação da área no país. Com a consolidação do doutorado, em 1984, além de formar docentes, o programa tornou-se um centro importante de difusão de pesquisadores, que também atuaram pelo país inteiro. "As teses e dissertações defendidas e a colocação dos nossos discentes ao longo do tempo ajudaram na consolidação e na formação da Sociologia no país", explica Marcelo Rosa, professor do programa e coordenador da área de Sociologia na Capes.

As transformações do programa de pós-graduação ao longo do tempo acompanharam as mudanças da sociedade brasileira. "Quando começamos, era muito cara a consolidação do Brasil rural para o Brasil urbano", lembra Marcelo Rosa. Na década de 1980, fim da ditadura militar, quando foram lançados o doutorado e o periódico Sociedade e Estado, discutir o panorama social e democrático era necessário.

Nos anos 90, o foco do programa esteve em ciência, tecnologia e sociedade; já no início dos anos 2000, além dos temas anteriores, as áreas de concentração agregaram perspectivas sobre sociedade e transformação, o que abriu espaço para a discussão de questões, como violência, gênero, desigualdade social e valores da sociedade brasileira.

Atualmente, com a pandemia da covid-19, o PPG adotou novas práticas para o andamento de suas atividades. "Não paramos, e não foram só nossas defesas e pesquisas", conta Haydée. Novas reflexões sobre o desafio das relações de casa, trabalho e gênero são temas de alguns dos artigos publicados por membros do programa.

Uma das novidades recentes é o canal Sociolives, em que discentes discutem processos de pesquisa e desafios metodológicos. Entre os temas abordados, estão a pesquisa a partir da internet e as interações no mundo virtual, como manter a regularidade do programa e como pensar as pesquisas de campo, que estão no momento inviabilizadas em seu formato tradicional.