EDIÇÃO 28

Primeiro indígena na Academia Brasileira de Letras, Ailton foi também o primeiro indígena a receber o título de Doutor Honoris Causa na UnB, em 2022

Ailton Krenak teve atuação marcante na articulação da Aliança dos Povos da Floresta junto a Chico Mendes. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O escritor, ativista e líder indígena Ailton Krenak se tornou, nesta quinta-feira (5), o primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL). A Universidade de Brasília felicita o mais novo imortal, Doutor Honoris Causa pela UnB desde 2022.

Ailton Krenak também tem outras passagens marcantes pela Universidade. Afinal, foi na UnB que ele ministrou a palestra Ideias para adiar o fim do mundo, livro que lhe deu notoriedade diante de um público mais jovem.

Também para um público jovem, Ailton ministrou uma palestra inspiradora na abertura do primeiro semestre letivo de 2020. E como foi necessária aquela inspiração! Apenas dias depois, o Brasil começou a viver o auge da pandemia de covid-19.

Na edição nº 28 da Revista Darcy, Ailton Krenak ocupa páginas de destaque em uma entrevista exclusiva concedida à antropóloga e secretária de Comunicação da UnB Mônica Nogueira. Na oportunidade, o detentor de tantos títulos – e agora mais um – confidenciou gostar mesmo de ser reconhecido como um poeta místico.

>> Leia aqui o material completo