EXTENSÃO

Solenidade nesta terça (13), no campus Darcy Ribeiro, marca retomada das aulas presenciais do programa

Mais de 200 alunos são recebidos pela Universidade do Envelhecer para o início do semestre letivo. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Mais de 200 novos estudantes, das turmas da Asa Sul e de Santa Maria, encontraram-se nesta terça-feira (13) para a aula inaugural do semestre letivo da Universidade do Envelhecer (UniSer). O evento ocorreu no auditório Roberto Salmeron da Faculdade de Tecnologia, no campus Darcy Ribeiro, e marca o retorno das atividades presenciais do programa de extensão da UnB após o período de pandemia.

“Estamos muito felizes com a chegada de vocês. Podemos prometer que estaremos em um ambiente criativo, onde é possível estudar e discutir temas que nos auxiliem no envelhecimento saudável para que a gente tenha uma vida digna e próspera nesta fase da maturidade”, disse a coordenadora geral da UniSer, Margô Karnikowski.

“Estamos hoje aqui reunidos para um ato não apenas solene, mas que inicia um novo ciclo em nossas vidas. Vamos passar a ver o envelhecer de uma forma diferente. Estamos acostumados a ver o envelhecer pela janela e, a partir de hoje, vamos começar a ver pela porta, pelo horizonte”, disse o representante dos alunos da UniSer, Fernando Galindo. “Por isso dou as boas-vindas aos queridos colegas que estão chegando, com um acolhimento caloroso e entusiasmado, porque sei que vocês vão tirar muito proveito dos ensinamentos, da convivência e do saber de todos, além do saber da academia”, completou.

Coordenadora geral da UniSer, Margô Karnikowski recepcionou os novos estudantes e ressaltou as temáticas abordadas no curso oferecido pelo programa. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“A minha experiência foi muito boa. Fui das primeiras turmas on-line da UniSer, uma turma da pandemia. Ficamos em casa quando começou a pandemia e a UniSer teve que se reinventar com a tecnologia, os professores, os alunos e tudo mais. No começo, achei que não fosse dar certo e, de repente, a gente viu as aulas acontecendo, ficamos amigos, criamos vínculos virtuais fantásticos e até hoje nos encontramos. Naquele momento, a UniSer teve um papel incrível, porque tinham muitas colegas nossas que viviam sozinhas dentro de casa e todo dia de tarde nos encontrávamos on-line. A gente conseguiu fazer uma rede de apoio”, contou a egressa e professora da UniSer Diva Mascarenhas.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, destacou a importância da integração entre universidade e sociedade. “Temos a convicção de que o nosso conhecimento se qualifica ainda mais quando a gente tem a oportunidade de dialogar para fora da universidade com as experiências que estão acumuladas nos diferentes espaços da sociedade.”

Além dos integrantes do programa, estiveram presentes o diretor da Faculdade UnB Ceilândia, João Paulo Chieregato, o diretor da Faculdade de Tecnologia, Edson Paulo da Silva, o patrono da UniSer, José Alberto Gomes de Oliveira, e o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Alfenas, José Francisco Xarão, que veio a Brasília com sua equipe apenas para conhecer o programa.

UNISER – Criado em 2015, o programa incentiva a qualidade de vida na maturidade por meio da educação e do diálogo transformador entre academia e a crescente população idosa do DF. Atualmente, a UniSer está em 12 regiões administrativas. Estudantes e professores de diferentes áreas do conhecimento participam da iniciativa.

Além de o trabalho repercutir em dissertações e teses produzidas dentro da UnB, a UniSer já formou mais de 800 alunos como educadores políticos e sociais no envelhecimento humano. Saúde, arte, cultura, direito e políticas públicas fazem parte do currículo do curso, que tem um ano e meio de duração.