SIMPLIFICAÇÃO, AGILIDADE E TRANSPARÊNCIA

Registro na plataforma é o primeiro passo para usar o novo sistema. Perfil de acesso público é uma das novidades do SIGAA

 

Docentes estão convidados a fazer autocadastro no SIGAA. Arte: Camila Gentil/Secom UnB

 

A UnB migra, em breve, para o novo Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas, o SIGAA. Por meio da adesão à plataforma, a Universidade dá mais um passo em direção à simplificação, agilidade e transparência de processos da vida acadêmica.

 

Parte do projeto Sistema Integrado de Gestão (SIG), uma das vantagens do SIGAA é o uso de um único login e senha para acesso a tudo que a plataforma oferece. Uma vez que o docente esteja logado, é possível acessar as ferramenas do SIGAA, juntamente com as do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), Sistema Integrado de Gestão de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC); e Sistema Integrado de Gestão da Administração e Comunicação (SIGAdmin).

 

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O acesso a funcionalidades como construção da página profissional do docente (SIGAA) e emissão de ficha funcional (SIGRH) começa pelo autocadastro, que já está aberto para os docentes da instituição.

 

"A página profissional do docente é uma das ferramentas que aumentam a transparência da interface da Universidade com a sociedade", afirma o decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas. Ele defende que a adesão ao sistema fará com que o perfil profissional dos professores fique disponível para toda comunidade, que nem sempre é familiarizada com o currículo Lattes, por exemplo.

Ao clicar na opção que permite editar dados do site pessoal do docente, o professor alimenta seu perfil público, visível para toda a comunidade. Ferramenta aproxima público do ambiente universitário. Montagem: Secom/UnB

 

PÁGINA PROFISSIONAL  Quando o docente alimenta seu perfil dentro do SIGAA, as informações são disponibilizadas no portal público do Sistema, no qual a comunidade tem acesso aos dados, de forma semelhante a um currículo acadêmico, como o Lattes.

 

Informações como produção intelectual, formação acadêmica, disciplinas ministradas, áreas de interesse e contatos ficam disponíveis para consultas, o que pode ajudar o público a conhecer melhor a instituição e o que é feito nela.  "É uma informação que, quando disponibilizada, pode ajudar novos estudantes que queiram entrar na universidade, por exemplo", lembra Henrique Soares, chefe do Serviço de Cursos, Currículos e Ofertas da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).

 

No portal público (que fica visível para a comunidade), irão aparecer somente as informações que o profissional decidir compartilhar. A alimentação de dados é feita exclusivamente pelo professor, por meio do portal do docente do SIGAA. 

Tira-dúvidas para autocadastro no SIGAA. Arte: Camila Gentil/Secom UnB

 

COMO ACESSAR – "O essencial, neste momento, é realizar o autocadastro", orienta Consuelo Galo, diretora do Serviço de Sistema de Informação. O autocadastro é feito por meio do site do SIGAA. Há, logo abaixo da opção de entrar no sistema, espaços específicos para registro de cada público.

 

Mas atenção: algumas dicas facilitam o cadastro. Para os docentes, vale a pena conferir a unidade de lotação na ficha do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) ou pesquisar por palavras-chave. Com a inserção de "matemática", por exemplo, o sistema irá mostrar todas as opções constantes com a palavra. O nome da unidade em que o docente está lotado deve ser igual ao preenchido no sistema.

 

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