INFRAESTRUTURA

Ambiente dispõe de três salas de aula, seis laboratórios e 17 salas para professores, que possibilitarão o desempenho de atividades acadêmicas

Obras da nova estrutura tiveram investimento de R$ 1,1 milhão. Foto: Divulgação

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília ganhou novo espaço para o desenvolvimento das atividades acadêmicas. O novo mezanino da unidade foi inaugurado nesta segunda-feira (20), com salas e laboratórios essenciais para abrigar a comunidade acadêmica no desempenho de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão. A cerimônia teve a presença da reitora Márcia Abrahão, do diretor da FEF, Fernando Mascarenhas, e da secretária de Infraestrutura (Infra), Helena Zanella, além de representantes docentes e técnicos.

O evento seguiu os protocolos de segurança para prevenção ao novo coronavírus. “Foi uma cerimônia simples, modesta e protocolar, que não nos impediu de celebrar, pois se trata de uma conquista histórica. A Educação Física e sua comunidade aguardavam com ansiedade a conclusão dessa obra”, declara Fernando Mascarenhas.

De acordo com o diretor da FEF, a unidade estava sem espaço suficiente para comportar a comunidade acadêmica. Nos últimos dez anos, a criação de um novo curso, o bacharelado em Educação Física, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, com mestrado e doutorado, ampliou o quantitativo de pessoas que frequentam a faculdade. O número de estudantes passou de 360 para quase mil; o de professores saltou de 24 para 46, segundo o diretor Fernando Mascarenhas.

Seguindo protocolos de segurança, a cerimônia reuniu diretor da FEF, Fernando Mascarenhas, reitora Márcia Abrahão (esq.) e Secretária de Infraestrutura, Helena Zanella. Foto: Divulgação

“A Faculdade de Educação Física tem 49 anos e, desde então, junto com essa obra do mezanino e a modernização das pistas de atletismo, a unidade nunca teve um investimento tão grande em estrutura”, afirma Mascarenhas.

“Isso reflete também o reconhecimento da administração superior em relação ao potencial da FEF e do Centro Olímpico em contribuir para o próprio desenvolvimento da Universidade”, completa.

A obra, avaliada em R$ 1,1 milhão, abriga três salas de aulas, seis laboratórios e 17 salas para os professores. Prevista inicialmente para ser entregue em 120 dias, a construção exigiu alguns meses a mais de trabalho para ser finalizada, devido à sua complexidade.

“O mezanino representa a construção de um pavimento novo e envolveu estrutura de fundação dentro de uma edificação que já existia. Dessa forma, foram necessários estudos para entrar com equipamentos e o resultado foi muito satisfatório”, relata o diretor da FEF.

"Estou muito feliz por participar desse momento da Faculdade de Educação Física, uma unidade que atua na preservação da vida. Certamente, agora vai contribuir ainda mais com a formação de profissionais capazes de realizar pesquisa e orientar práticas esportivas", declarou a reitora Márcia Abrahão. A gestora aproveitou a cerimônia para anunciar investimento de quase R$ 5 milhões, obtido por meio de emenda parlamentar, para finalizar as obras das pistas avançadas da Centro Olímpico (CO).

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB