ÓRGÃOS COLEGIADOS

Texto-base foi referendado por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em reunião on-line nesta quinta-feira

Cepe aprovou, por unanimidade, texto-base sobre planejamento e execução das atividades não presenciais do primeiro semestre acadêmico deste ano, com início programado para dia 17 de agosto. Foto: Secom/UnB

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília aprovou, em reunião de mais de sete horas de duração nesta quinta-feira (23), a resolução de planejamento e execução das atividades não presenciais do primeiro semestre acadêmico deste ano, com início programado para 17 de agosto. Debatido por quase quatro horas, o texto-base foi aprovado por unanimidade, com 57 votos favoráveis. Pontos mais polêmicos foram discutidos separadamente.

“Conseguimos chegar a um bom termo nas regras para termos o melhor semestre possível em tempos difíceis, excepcionais e complexos. Contamos com a colaboração de todas as unidades e todos os segmentos da Universidade”, ressalta a reitora Márcia Abrahão, que coordenou excepcionalmente o Cepe em substituição ao vice-reitor Enrique Huelva, obrigado a se ausentar pelo falecimento, na Espanha, de seu pai, Isidro Huelva Vidal.

>> Conheça o cronograma de ajuste na oferta de disciplinas

Os últimos ajustes na resolução giraram em torno da necessidade de os docentes submeteram os planos de curso à aprovação dos colegiados de suas unidades, prazos para trancamentos de disciplinas e do semestre, quantidade mínima e máxima de créditos possíveis de serem cursados e a disponibilização de bibliografia on-line, entre outros.

Resolução aprovada durante de reunião do Cepe aponta a possibilidade de ajustes na matrícula. Imagem: Reprodução

“Muito importante ver a flexibilidade presente em vários aspectos da resolução, que responde bem a esse período excepcional que estamos enfrentando”, avaliou a professora Adriana Amado, representante da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face). Os estudantes poderão, por exemplo, trancar disciplinas até o final do semestre.

Entre outras determinações, a resolução aponta a possibilidade de ajustes na matrícula, com preferência para “disciplinas e turmas que atendam estudantes prováveis formandos e aos que tiveram disciplina cancelada”.

O decano de Ensino de Graduação (DEG), Sérgio Freitas, explica que “os departamentos estão decidindo que disciplinas não poderão ser ministradas de forma remota. Em função desse eventual cancelamento, os estudantes poderão, excepcionalmente, solicitar em suas coordenações matrícula em outra disciplina”.

É bom lembrar que a matrícula do primeiro semestre já havia sido realizada quando o calendário acadêmico foi interrompido. O limite mínimo de créditos a serem cursados está temporariamente suspenso, assim como outras regras foram flexibilizadas, muitas delas por sugestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE). “Fizemos uma ampla consulta junto à comunidade estudantil”, frisou André Doz, representante do DCE no colegiado.

Para a reitora Márcia Abrahão, não se fará um semestre sem perdas. “Isso não é possível diante do cenário que estamos enfrentando. Mas nós estamos nos organizando para manter a qualidade do ensino que caracteriza a Universidade de Brasília”, afirma. Com aulas síncronas ou assíncronas, o semestre será retomado a partir de um período de adaptação para professores e estudantes. “Vamos mostrar toda a nossa criatividade para passar por essa fase”, aposta a reitora.

Assista a íntegra da 609ª Reunião do Cepe: