COMBATE À COVID

Em visita técnica, representantes da Secretaria de Saúde conheceram equipamentos disponíveis. Governo local quer se preparar para eventual chegada de vacina da Pfizer

A Universidade de Brasília possui um total de sete ultracongeladores disponíveis que poderiam acomodar doses de vacinas contra a covid-19 que exigem grande baixas temperaturas para ter sua eficácia mantida, como a da Pfizer. Foto: Arquivo Pessoal

 

A Universidade de Brasília recebeu, nesta terça-feira (19), visita técnica de representantes da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES/DF) que vieram conhecer os ultracongeladores disponíveis para empréstimo. As máquinas, com capacidade de resfriamento de até -80°C, poderiam acomodar doses de vacinas contra a covid-19 que exigem grandes baixas temperaturas para ter sua eficácia mantida, a exemplo do imunizante desenvolvido pela Pfizer.

 

"Temos, em algumas unidades acadêmicas e no HUB [Hospital Universitário], equipamentos com espaço livre, que podem ser de grande ajuda em um momento como esse. Caso o governo do DF precise desses congeladores, estamos prontos para auxiliar", disse a reitora Márcia Abrahão. 

A visita técnica foi acompanhada pela decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emilia Walter. Foto: Arquivo Pessoal

 

A Universidade de Brasília possui um total de sete ultracongeladores disponíveis: um no HUB, cinco no Instituto de Ciências Biológicas (IB) e um na Faculdade de Ciências da Saúde (FS). As capacidades são variáveis, de 300 a 600 litros. No HUB e no IB, os equipamentos estão ocupados, mas é possível reorganizar o material e disponibilizá-los, conforme a necessidade.

 

O ultracongelador da FS é novo, adquirido na metade do ano passado, e ainda está vazio. Por se tratar de um equipamento ainda com prazo de garantia do fabricante, despertou maior interesse durante a visita técnica.

 

"Não há nada certo em relação à chegada de vacinas da Pfizer, mas isso pode mudar muito rapidamente. Queremos, então, estar preparados caso o DF receba doses", explicou a chefe substituta do Núcleo de Rede de Frio da Secretaria de Saúde, Karine Castro.

 

O equipamento da FS possui 570 litros de capacidade, o que daria para guardar, segundo Karine, cerca de 38 mil doses da vacina. "Temos já um congelador cedido pelo pessoal do Hemocentro. Queremos garantir um outro", informou ela. As máquinas ficariam em um dos galpões da Secretaria, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA).

 

A visita técnica foi acompanhada pela decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emilia Walter. "Temos tido uma atuação muito consistente durante a pandemia. Nosso portfólio de projetos de combate à covid-19 tem quase duas centenas de iniciativas. Mais da metade delas ainda carece de financiamento. Estamos sempre em busca de parcerias", acrescentou ela.

 

*Matéria atualizada em 20 de janeiro, para correção de informações.

 

Leia também:

>> Mais de 81% dos estudantes pediram matrícula em disciplinas

>> Procap encerra 2020 com mais de 1.300 servidores da Universidade de Brasília capacitados

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> Pai da futura vice-presidente dos Estados Unidos atuou na UnB 

>> HUB recebe 15 pacientes de Manaus com covid-19

>> Consuni aprova a indicação de novos decanos para gestão 2020-2024

>> HUB receberá pacientes de Manaus com covid-19

>> Especialistas comentam: as vacinas contra covid-19 são seguras?

>> HUB abre dez leitos de saúde mental e amplia vagas de hemodiálise

>> Laboratório da Antropologia premiado disponibiliza mostras fotográficas e produções audiovisuais na internet

>> "Estamos muito satisfeitos com os resultados da vacina", diz diretor da Faculdade de Medicina da UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Mutação do novo coronavírus: qual é o real perigo?

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave