CONGRESSO NACIONAL

Márcia Abrahão abordou pioneirismo da UnB e desafios futuros em sessão solene. Data é comemorada neste 28 de abril

 

Nesta segunda-feira (25), a Câmara dos Deputados realizou sessão solene em homenagem ao Dia da Educação, Educadores e Gestores, comemorado em 28 de abril. Convidada a compor a mesa do evento, a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, falou das vitórias da UnB e apresentou desafios enfrentados pelas universidades federais. Parlamentares e outros convidados também se pronunciaram sobre as atuais dificuldades na educação brasileira e celebraram conquistas da área no último ano.  

Márcia Abrahão deu destaque para a necessidade dos governantes zelarem por uma educação menos desigual e mais acessível a crianças e adolescentes: “Para um país como o Brasil, esse pacto precisa ser construído como missão cotidiana de enfrentamento a muitos percalços, que começam pela tarefa de fazer os governantes enxergarem a necessidade de uma educação inclusiva, com igualdade e qualidade. Educação não é gasto, é investimento.”

A reitora relembrou ainda o pioneirismo da UnB na implementação de cotas raciais na graduação e na pós-graduação, reiterando que a inserção de estudantes do ensino público na Universidade tem se mostrado um caminho mais do que possível, "uma trilha incontornável na formação de milhares de jovens".

A reitora também falou do desafio permanente de garantir um financiamento público perene e apartidário na educação, e disse que isso deve ser uma política de Estado e não de governo: “Nossos estudantes não merecem estar à mercê dos governantes do momento”.
 
Márcia Abrahão completou: “Precisamos estar unidos contra os cortes de gastos, que solapam direitos constitucionais básicos. Precisamos de sustentabilidade. Não podemos abrir mão de políticas públicas fortes e determinadas ao bem comum. Vamos juntar nossas ferramentas pedagógicas de ensino para costurar um processo com começo, meios e muitos fins. Vamos juntos transformar pela educação. Esse direito fundamental pertence à democracia brasileira, da qual não abrimos mão.”

O deputado federal professor Israel, requerente da sessão, também expressou a necessidade de pensar a educação não como pauta partidária, mas como interesse comum. “Quando chegamos a um consenso, nós conseguimos avançar, conseguimos apoio de pessoas que pensam diferente, mas que acreditam que há assuntos que estão acima das divergências”, disse. O deputado ainda celebrou a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do projeto que fornece internet para alunos e professores que necessitam e do Sistema Nacional de Educação.

 

Assista à íntegra do evento:

 

Leia também:

>> UnB é primeira do país em Saúde e Bem-estar e em Educação de Qualidade

>> Sessão solene no Senado celebra história da UnB

>> Mulheres que fizeram história na Universidade de Brasília

>> Consuni comemora os 60 anos da UnB

>> Exposição e roda de conversa encerram concurso cultural que incentiva participação de meninas na ciência

>> Aplicativo desenvolvido em projeto da UnB recebe prêmio internacional

>> UnB está entre as 4,4% melhores instituições do mundo, aponta ranking CWUR

>> UnB 60 anos: da idealização à interrupção de um sonho

>> Comunidade celebra os 60 anos de uma UnB transformadora

>> A transformação de um patrimônio vivo

>> Presença indígena cresce na UnB

>> CAD aprova Relatório de Gestão de 2021 por unanimidade

>> Revista Darcy celebra a universidade necessária

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.