COLABORAÇÃO

Representantes da Universidade e da PF se encontraram para apresentação de minuta de acordo com a Academia Nacional de Polícia

Comunidade da UnB e servidores da Polícia Federal celebraram formalização de acordo de cooperação para pesquisa, serviços e ações para promoção dos direitos humanos no órgão de segurança. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O vice-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Enrique Huelva, e representantes das unidades administrativas e acadêmicas da instituição se reuniram, nesta terça-feira (28), com a diretora de Ensino da Academia Nacional de Polícia (ANP), Luciana do Amaral, e servidores da corporação para apresentação da minuta de Acordo de Cooperação Técnica entre as entidades. O documento é o primeiro passo para a concretização de parceria inédita, dada a amplitude das ações, com foco em direitos humanos. O encontro ocorreu no Salão de Atos, prédio da Reitoria.

Enrique Huelva ressaltou que o compromisso com a promoção e divulgação dos direitos humanos é um dos pilares desta gestão. “A UnB contribui há 60 anos com o país na formação de cidadãos capazes de colaborar para melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade. Nos últimos anos, a UnB tem avançado muito e pode ajudar na formação dos policiais em temas contemporâneos.”

A delegada Luciana do Amaral ressaltou a importância de cooperar com a UnB, pois é uma oportunidade de construir e compartilhar conhecimento, especialmente nas questões de direitos fundamentais, garantias, diversidade, estado democrático, em que “a UnB tem expertise”. “Para que a gente possa continuar garantindo o Estado de direito e o direito das pessoas, os nossos policiais precisam estar muito bem informados. E o conhecimento é esse instrumento. Paulo Freire já falava: ‘A gente transforma as pessoas, e as pessoas transformam o mundo.’”, afirmou.

Delegada Luciana do Amaral e vice-reitor Enrique Huelva salientaram impacto da cooperação na formação de policiais. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

AÇÕES — Entre as atividades previstas, estão: apoio do corpo docente da UnB nas ações instituídas pela Polícia Federal; criação de grupos de pesquisa; apoio na validação de testes psicológicos para órgãos de segurança pública; e ações de qualidade de vida no trabalho, prevenção ao suicídio e ao assédio.

Há, ainda, o desenvolvimento de projetos paisagísticos; compartilhamento dos meios de publicação com a Editora ANP; apoio no desenvolvimento das atividades do museu e da Biblioteca da ANP; o aperfeiçoamento da plataforma de ensino a distância no Laboratório Latitude da corporação; e soluções acústicas para a área de tiro e de treinamento operacional.

A UnB e a Polícia Federal têm um longo histórico de colaboração. A Universidade participou do desenvolvimento de projetos e ações voltados para ensino e pesquisa, treinamento de recursos humanos e planejamento institucional, e organização de atividades acadêmicas destinadas ao desenvolvimento e profissionalização policial, com oferta de cursos de mestrado e especializações.

A UnB realizou o estudo Pesquisa Aplicada de Inovações Tecnológicas no domínio da Perícia Criminal Federal. No ano passado, a Universidade firmou Acordo de Cooperação Técnica com a União — por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e intermédio da Polícia Federal — visando ao desenvolvimento de ações conjuntas para a pesquisa na área de ciências forenses.