INOVAÇÃO

Discentes de graduação e pós-graduação já podem emitir o documento on-line e utilizá-lo em dispositivos móveis

 

 Confira o passo a passo para emitir a identidade estudantil digital. Artes: Marcelo Jatobá/Secom UnB

 

Olha uma novidade chegando! A partir desta quinta-feira (23), os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília têm mais uma facilidade à mão: a identidade estudantil passa a ser digital, simplificando o processo de emissão e eliminando o tempo de espera da entrega do documento físico. Para ter a sua, basta efetuar o autocadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), com fotografia no perfil. Depois, é só gerar o documento na aba Ensino do Portal do Discente.

 

Após a emissão, o sistema irá gerar um arquivo PDF para download no computador ou celular, e você pode levar a identidade estudantil para onde for, sem ocupar mais espaço na carteira, descascar ou desbotar. Além disso, os riscos de perder o documento são reduzidos, uma vez que a carteirinha é emitida no momento em que o aluno desejar, desde que tenha vínculo ativo com a instituição. E o melhor: sem custos.

 

O secretário de Administração Acadêmica, Henrique Soares, aponta que a iniciativa visa atender às necessidades dos estudantes, já que promove maior praticidade, agilidade e comodidade na obtenção do documento e que o acesso fica disponível assim que o registro acadêmico esteja ativo na UnB.

 

Ele acredita que um dos aspectos mais importantes é a marca sustentável da nova forma de emissão, que deixa de depender de impressão. “Essa preocupação com o meio ambiente e as gerações futuras deve estar na mente de todos. Nós, como instituição de ensino, precisamos fomentar essas atitudes.” A tendência acompanha outras iniciativas sustentáveis da UnB, como a disponibilização do diploma digital e a tramitação de processos eletrônicos.

 

Outra inovação na identidade estudantil é o uso de QR Code, juntamente ao código de barras. O primeiro facilita a entrada na Biblioteca Central (BCE), pois identifica o usuário pelo CPF. Já o código de barras agiliza o acesso ao Restaurante Universitário (RU), diminuindo o tempo de espera nas filas.

 

O documento ganhou ainda um novo visual. A nova disposição dos elementos visuais foi pensada para privilegiar a leitura. Marcelo Jatobá, programador visual na Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB, explica que o leiaute mais limpo e simples, além da utilização das cores e fontes institucionais, resulta em uma leitura mais rápida. “A marca UnB também ganha destaque, por não competir com outros componentes visuais”, observa.

 

Leia também:

>> UnB aparece em todas as áreas do conhecimento no QS Subject

>> Disciplina aborda racismo e diáspora africana com foco em relações internacionais

>> Especialistas da UnB comentam recorde de óbitos por dengue no Brasil em 2022

>> Administração superior escuta demandas dos servidores do Arquivo Central

>> Reitora reúne-se com procuradora-geral Federal

>> Podcast de estudantes da UnB expõe grilagem em quilombo

>> UnB divulga seleção para cursos de licenciatura a distância

>> Oficinas dão instrumentos para fortalecer direitos indígenas

>> UnB celebra o Dia Mundial da Água

>> CAD aprova Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual, Discriminações e Outras Violências

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.