GESTÃO

Manutenção do espaço, qualidade de vida no trabalho e sensação de segurança foram assuntos discutidos na unidade que guarda a memória da UnB

O diálogo com a Administração Superior é um momento de escuta das demandas de servidores das unidades admisnitrativas e acadêmicas. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, decanos e secretários da administração superior reuniram-se com servidores do Arquivo Central (ACE), na sexta-feira (17). No encontro, pautas como bem-estar no ambiente de trabalho, sensação de segurança e manutenção do espaço foram apresentadas pelos profissionais do Arquivo e receberam encaminhamentos da gestão.

O diretor do ACE, Rodrigo de Freitas, explicou como a unidade funciona. “O Arquivo Central é um órgão complementar, que tem dois aspectos principais: a preservação da memória institucional e a gestão documental. Nessa dinâmica, temos como incumbência principal implementar a Política Arquivística, aprovada em 2020. Para viabilizar isso, a gente interage com outras unidades”, detalhou.

De acordo com Rodrigo de Freitas, os grandes desafios para o ACE são o espaço físico e a digitalização dos registros. São milhares de documentos para serem guardados. O assunto será debatido pela gestão para encontrar a melhor forma de resolver a demanda.

O coordenador de Gestão de Documentos, Pedro Borges, chamou a atenção para a sensação de insegurança no local. "Quando anoitece, aqui fica muito escuro. Já tivemos problemas com pessoas em situação de rua que ficam pelo bloco”, contou.

Diretor do ACE, Rodrigo de Freitas (em pé) avalia que são grandes desafios do Arquivo hoje a digitalização de documentos e o espaço físico. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, informou que o Comitê de Segurança estuda intensificar a ronda dos vigilantes durante o horário de saída dos servidores. O prefeito Valdeci da Silva Reis lembrou que a UnB “tem um contrato bastante robusto e que a gestão trabalha constantemente para melhorar a segurança nos campi”.

A manutenção dos blocos do Arquivo Central foi outro tópico do encontro. Troca de lâmpadas, janela quebrada e infiltração em áreas comuns foram itens destacados. A reitora Márcia Abrahão salientou que a participação da comunidade da UnB para a conservação dos espaços físicos é fundamental.

“Estamos alterando procedimentos, tentando mudar a cultura profissional. Estamos trabalhando em um planejamento de manutenção e, também, para que os servidores possam fiscalizar se os serviços foram executados, como uma troca de lâmpada”, explicou a reitora.

O prefeito da UnB, Valdeci da Silva Reis, esclareceu que a Universidade tem um novo contrato de manutenção predial. "Vocês terão a oportunidade de pontuar os serviços de manutenção básica. Estamos com uma equipe fazendo atendimento de ações integradas de serviços urgentes e emergenciais em todas as unidades", afirmou Valdeci. A Prefeitura está responsável por fazer as manutenções básicas, e a Secretaria de Infraestrutura (Infra), por serviços de engenharia.

A reitora fez, ainda, uma retrospectiva de todo o processo das unidades que participaram do piloto para iniciar a implementação do Programa de Gestão e Desempenho. Mudanças na legislação fizeram com que a UnB tivesse que rever a normativa interna. Além disso, o decano de Administração, Abimael Costa, reforçou que licitação para contratação de operação de plano de saúde está em curso. O contrato deve ser assinado este semestre.

>> Relembre: Arquivo Central faz gestão do acervo que resgata a memória da Universidade

HISTÓRIA – O Arquivo Central foi criado em 2014. Ele substituiu o antigo Centro de Documentação. Lá é guardado todo documento público produzido como resultado da realização institucional, composto por diversas mídias – fotografias, vídeos, processos, atos, teses, dissertações, projetos de pesquisa. Hoje, atuam na unidade 35 servidores, entre técnicos e analistas.