O Decanato de Administração (DAF) da UnB, por meio da Diretoria de Importação e Exportação (Dimex), iniciou uma parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para auxiliar na reimplantação do Setor de Importação da federal nordestina. A iniciativa prevê repasse de conhecimento técnico na área pela UnB, além de intercâmbio de servidores para troca de experiências.
Sem realizar importações desde 2016, a Ufal decidiu retomar as atividades do setor responsável para suprir a necessidade de compra de aparelhos em conjunto com o Hospital Universitário local. “Para montar essa nova equipe, eles entraram em contato conosco, graças a nossa expertise e também pelo fato de adquirirmos recentemente um equipamento semelhante para o nosso Hospital Universitário”, explica Vitor Cotia, assistente estratégico em Assuntos Aduaneiros do DAF.
Segundo Vitor, essa ação é importante para a UnB, pois além do reconhecimento institucional da expertise da Dimex, a cooperação coloca em destaque a eficácia da implantação e do modelo de atuação da diretoria, criada em 2017 para atender toda a Universidade em compras internacionais. Apesar da recente oficialização da estrutura, a Universidade oferta o serviço há pelo menos 30 anos. "Em outras instituições, não é comum ter um setor específico para esse tipo de demanda. Geralmente isso é feito junto com as compras gerais", alega. Para o servidor, o trabalho da Dimex resulta em um conhecimento mais especializado na área.
INTERCÂMBIO ENTRE INSTITUIÇÕES — Em fevereiro deste ano, Vitor Cotia foi enviado como representante do setor para a federal nordestina a fim de transmitir o conhecimento que é aplicado na UnB. “Na visita, foi repassado o conhecimento técnico acerca da legislação alfandegária e tributária, além de termos demonstrado, de maneira mais prática, o processo de trabalho para desembaraço alfandegário de uma carga importada pela Universidade”, afirma.
O futuro da parceria é certo e a UnB deve receber uma servidora da Universidade Federal de Alagoas para uma visita ainda em março. “Durante a próxima etapa desse projeto, uma servidora designada da Ufal virá conhecer as nossas instalações, a nossa estrutura e a nossa metodologia de trabalho mais de perto. A parceria será encerrada assim que conseguirmos realizar a aquisição desse aparelho específico para o hospital e tivermos definido o ciclo de processo interno lá”, ressalta Vitor Cotia.
Leia também:
>> Cravinas é reconhecido pela defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres
>> Museu de Biologia ganha site e exposição de longa duração
>> Atividade abre semestre letivo na Universidade do Envelhecer
>> Reitoria da UnB e presidência da FAPDF reúnem-se para discutir projetos de 2023
>> Projeto da UnB ensina mediação de conflitos em escolas públicas do DF
>> Consulta pública para novo Plano Diretor aponta percepção dos usuários sobre campus Darcy Ribeiro
>> Negras Antropologias promove o pensamento negro na UnB
>> Programa da UnB certifica 17 instituições com o selo ODS Educação