A Universidade de Brasília lamenta a morte do professor emérito Estevão Chaves de Rezende Martins, nesta terça-feira (14). Filósofo e historiador, o docente atuou por décadas em diferentes departamentos que agrupavam História e Filosofia do Instituto de Ciências Humanas (ICH), tendo atuado ainda no Instituto de Relações Internacionais (Irel). O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) e a Editora UnB (EDU) lamentaram a morte do emérito.
>> A reitoria publicou nota de pesar
Natural do Rio de Janeiro, Estevão Martins ingressou na UnB como professor em 1977 e se aposentou em julho de 2017. Desde então, atuava como pesquisador colaborador do PPGHIS. Com formação em Filosofia na extinta Faculdade de Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo, ele cogitou se dedicar ao sacerdócio, mudando-se para a Áustria em 1971, onde frequentou os cursos de Teologia e Filosofia na Universidade de Innsbruck. Concluiu o doutorado na Universidade de Munique, em 1973.
O professor integrava a atual composição do Conselho Diretor da UnB. De 2007 a 2011, dirigiu o ICH. Foi o primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH) e ocupou posições importantes em instâncias do governo e no meio acadêmico nacional e internacional.
Ao longo da vida, Estevão Martins publicou extensa obra, com mais de 200 itens bibliográficos, e orientou mais de 70 trabalhos de mestrado e doutorado. A cerimônia que lhe outorgou o título de Professor Emérito da UnB aconteceu em 2018. Em 2023, tornou-se Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Ouro Preto.