O mandato de quatro anos de Rozana Naves na Reitoria da Universidade de Brasília teve início oficial no sábado (23). A data foi estabelecida em decreto assinado no dia anterior pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Hoje, na chegada ao primeiro útil de gestão, Rozana e seu vice, Marcio Muniz, foram recebidos no prédio da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte, sob aplausos da comunidade universitária.
>> Saiba mais sobre Rozana Naves e Márcio Muniz
>> Veja como foi a cerimônia de transmissão de posse entre gestões
A mobilização da chegada seguiu pelas rampas até o Salão de Atos, onde a nova reitora fez uma breve fala. “É muito bom começar a semana e, sobretudo, essa nova jornada de quatro anos cercada de tantas pessoas queridas, que representam os três segmentos desta Universidade”, disse. A busca por avanços da instituição, segundo ela, passa pelo trabalho integrado. “Sabemos que uma gestão não alcança os resultados sozinha”.
Rozana Naves incluiu a ampliação do diálogo da UnB com a sociedade como um dos “imensos desafios” no horizonte. Para isso, a aposta é aprimorar também as relações internas. “Que a gente consiga estabelecer rotinas frequentes para escuta, para conversa e para contribuição significativa que cada um e cada uma pode dar”, disse.
A primeira escuta se deu já com as manifestações de boas-vindas dos presentes. Os técnicos administrativos e líderes sindicais Francisco de Assis Rodrigues e Maurício Sabino desejaram um futuro de realizações para a nova gestão e pregaram respeito para os diálogos, ainda que em possíveis momentos de cobrança.