APRENDIZADO NA PRÁTICA

Iniciativa impulsiona a formação docente e insere futuros educadores em processos de gestão nas escolas

Lançamento reuniu gestores do programa e representantes da administração superior e de diferentes instituições ligadas à educação. Imagem: Reprodução

 

Induzir a formação prática nos cursos de licenciatura a partir da imersão e da vivência dos graduandos no ambiente escolar é proposta do Programa Residência Pedagógica (RP). Na UnB, as ações da iniciativa para o biênio 2020-2022 foram lançadas em cerimônia on-line na quarta-feira (7).

 

O evento foi transmitido pelo canal UnB Mais Educação, da Coordenação de Integração de Licenciaturas (CIL/DEG), no YouTube e reuniu gestores do programa e representantes da administração superior da Universidade, do Ministério da Educação (MEC) e da Secretária de Educação do Distrito Federal (SE-DF).

 

Estiveram em destaque os principais ganhos alcançados com o programa, assim como o impacto no desenvolvimento de futuros docentes. Responsável pela mediação do evento, a coordenadora do RP e professora do Instituto de Ciências Biológicas (IB), Ana Julia Pedreira, apontou as principais características das ações desenvolvidas pela UnB no âmbito da residência.

 

Segundo a docente, a iniciativa é uma forma de complementar a formação dos estudantes de licenciatura, sendo ofertada na segunda metade do curso. Antes disso, os discentes têm a oportunidade de conhecer o ambiente escolar por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Apesar de terem semelhanças, os programas se distinguem pela execução.

 

Enquanto no Pibid os licenciandos estabelecem o primeiro contato com a prática docente ao início do curso, a Residência Pedagógica possibilita aos futuros professores interagir com o funcionamento das escolas em que vão desenvolver suas atividades, por um período maior.

 

Durante cerca de um ano e meio, os discentes têm a oportunidade de participar ativamente da gestão escolar, construir – junto aos preceptores – planos de aulas e integrar decisões administrativas discutidas internamente nas escolas. Os preceptores são os professores da rede de ensino básico que acompanham o desenvolvimento dos residentes. Docentes da Universidade também apoiam os estudantes como orientadores.

 

Ana Júlia Pedreira ressaltou o papel da Residência Pedagógica na integração entre universidade e escolas. "O programa também visa fortalecer e ampliar a relação existente entre as instituições de ensino superior e as escolas públicas de educação básica no processo de formação inicial dos professores, ajudando no fortalecimento das instituições que trabalham com essa formação."

 

Reitora Márcia Abrahão lembrou que programa enriquece a formação nas licenciaturas por meio da prática em sala de aula. Imagem: Reprodução

APRENDIZADO DIFERENCIADO – A reitora Márcia Abrahão parabenizou a integração alcançada pela iniciativa em diferentes esferas e instituições, assim como ressaltou a importância na formação cidadã. “Cada vez mais, estamos fortalecendo a formação essencial de docentes para o nosso país. Somos um importante centro de formação de licenciaturas na modalidade presencial e a distância. Essa formação é enriquecida pela prática e, desse modo, o estudante tem a oportunidade de conhecer a sala de aula, os problemas da escola, as diferenças entre escolas da área rural e da área urbana, por exemplo”, comentou.

 

A reitora recordou ações tomadas em apoio ao desenvolvimento dessas formações, como o projeto piloto Licenciaturas em Ação, com a destinação de recursos próprios da UnB para complementar os recursos recebidos de outras instituições, principalmente do MEC. Ela também apontou os desafios presentes em decorrência da atual pandemia do novo coronavírus.

 

"A partir desse lançamento, os nossos estudantes têm um desafio duplo. Além de lecionarem com excelência em suas áreas de atuação, precisarão enfrentar esse cenário inédito, que é o do ensino não presencial. É certo, contudo, que a criatividade e a dedicação dos nossos estudantes e dos orientadores que os acompanham vão se sobressair", avalia.

 

Além da reitora, participaram o decano de Ensino de Graduação (DEG), Sérgio de Freitas; o decano de Extensão em exercício (DEX), Alexandre Simões Pilati; o secretário-adjunto de educação básica do Ministério da Educação (MEC) e docente do Departamento de Matemática, Mauro Rabelo; o representante da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), Tiago Cortinaz; e a representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mariana Gomes Fontes. Professores e estudantes participantes da edição de 2018-2019 da residência também acompanharam a solenidade.

 

NOVAS PRÁTICAS – Os convidados lançaram considerações quanto à importância da Residência Pedagógica para as transformações sociais e a seu impacto. Para Alexandre Pilati, o programa está longe de ser somente uma ferramenta de aperfeiçoamento individual de estudantes.

 

“A residência viabiliza também a mobilização coletiva para resolução de problemas de nossa sociedade. Prática educativa é, como diz Paulo Freire, fundamentalmente prática política”, expressou. Segundo o gestor, o DEX está à disposição para oferecer auxílio em processos dialógicos e para a construção futura de projetos que visem a permanência e a ampliação do vínculo com as instituições locais de ensino básico.

 

Mariana Gomes Fontes (Capes) lembrou que, apesar de o lançamento do programa ocorrer em meio à pandemia de covid-19, abre-se a oportunidade aos participantes para lidar com diferentes cenários na educação. “A experiência no programa está alinhada com a prática docente como ocorre nas escolas. Desta forma, a prática do residência e do Pibid estão alinhadas a realidade atual”, ressalta.

Estudantes poderão divulgar as ações do programa no canal UnB Mais Educação. Imagem: Reprodução

 

A coordenadora de Integração de Licenciaturas (CIL/DEG), Eloisa Pilati, recomenda que todos os participantes registrem as ações desenvolvidas neste biênio, para que elas sejam, futuramente, transmitidas no canal no YouTube UnB Mais Educação, onde estão informações sobre projetos e demandas relacionados aos cursos de licenciatura. Ela também espera que esses registros sirvam como uma extensão contínua do programa. A docente ressaltou a importância do avanço tanto do RP como do Pibid.

 

"Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica são programas que devem ser ampliados para que tenhamos a cada dia mais um lugar de justiça social, em que todos tenham as mesmas condições para se desenvolver e alcançar sucesso profissional. Todos os países que são desenvolvidos, que propiciam uma boa qualidade de vida aos seus cidadãos, investem muito na educação, tanto básica quanto superior. A educação tem que ser um compromisso de todos, com a participação da sociedade", frisou.

 

DESTAQUE – O Programa Residência Pedagógica é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integra a Política Nacional de Formação de Professores. Pelos resultados da última edição da residência, a UnB ocupa o sexto lugar em nível nacional e primeiro na região Centro-Oeste, posições alcançadas devido à excelência na execução do programa e ao retorno quanto à orientação dada pelos docentes da instituição aos estudantes.

 

Gerido e fomentado pela Capes, o último edital do programa obteve inscrições de 270 instituições de ensino superior de todo o país, entre as quais 250 foram selecionadas. Nessa conjuntura, a UnB foi contemplada com 120 bolsas, divididas entre 12 subprojetos. Dessas, 15 bolsas são destinadas a preceptores e cinco a professores orientadores. Contabilizados, além dos bolsistas, 30 estudantes voluntários, o Programa de Residência Pedagógica da UnB soma 150 integrantes.

 

Confira a íntegra do lançamento:

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB

 

Leia também:

>> UnB realiza conferência para formulação de política de promoção da saúde

>> Pesquisa busca entender ressignificações de mundo geradas pela pandemia entre a comunidade acadêmica

>> Pesquisadores da UnB geram resultados em intercâmbio em empresa alemã de tecnologia automotiva

>> SIGAA passa a disponibilizar informações do Lattes

>> Cepe aprova data de início do segundo semestre de 2020

>> UnB se une a projeto para a inclusão de pessoas com deficiência

>> Como fica o Vestibular de 2020?

>> Pesquisa conduzida pela UnB analisa manifestações orais relacionadas à covid-19

>> Instrução normativa regulamenta a prestação de serviços de laboratórios da UnB a clientes externos

>> Pesquisa pretende identificar impacto da pandemia entre mulheres no DF

>> Projeto propõe alternativas para auxiliar docentes da rede pública do DF no ensino remoto emergencial

>> Pesquisa mapeia práticas de enfermagem na Atenção Primária à Saúde

>> Pesquisa faz recorte da contaminação por covid-19 entre profissionais de odontologia do DF

>> Grupo da UnB desenvolve aparato de ventilação para combater a covid-19 nos hospitais

>> UnB realiza inspeção em laboratórios que seguem em funcionamento durante a pandemia

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.