Envolver todos os segmentos da comunidade acadêmica no debate sobre os eixos prioritários para promoção da saúde é um dos principais objetivos da Conferência UnB Promotora da Saúde, que acontece nos dias 22 e 23 de outubro e está com inscrições abertas. O evento será todo on-line, transmitido pelo canal da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC) no YouTube.
Os dois dias de conferência terão programação ampla e diversificada. Na quinta-feira (22), a mesa de abertura terá a participação da reitora Márcia Abrahão e do decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio da Costa, além de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil. O assunto central também ganhará amplitude em três mesas-redondas.
Já a sexta-feira (23) será dedicada aos grupos de trabalho para definição de propostas para construção da política de promoção da saúde da UnB. Os grupos serão divididos entre os temas: Saúde Mental; Articulação de Redes para Prevenção e Promoção da Saúde; Processos Educativos Promotores de Saúde; Diversidade e Direitos Humanos; Ambientes Saudáveis e Sustentáveis; Acessibilidade e Inclusão Social; Envelhecimento Saudável e Participativo e Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador.
“A conferência é uma forma de efetivar a política de Universidade Promotora da Saúde (UPS) e de a comunidade toda se envolver nesse processo, porque um dos princípios da promoção da saúde é a mobilização comunitária, a troca dos diferentes saberes e a resolução conjunta de problemas que afetam a todos”, diz a professora Larissa Polejack, diretora da Dasu.
ATUAÇÃO INTEGRADA – A UnB está presente no movimento das UPS desde 2016, como integrante da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras de Saúde (Riups). A entidade articula instituições de ensino em nível internacional para impulsionar ações na temática, com apoio das organizações Pan-Americana da Saúde (Opas) e Mundial da Saúde (OMS).
Em âmbito nacional, a UnB foi protagonista na constituição da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (Rebraups). Essa, no entanto, será a primeira conferência direcionada ao público da Universidade com foco no debate e na elaboração de políticas de promoção de saúde.
De acordo com Hiram Arroyo, presidente da Riups, as UPS são “instituições de ensino superior que desenvolvem uma cultura organizacional orientada aos valores e princípios associados ao movimento global de promoção da saúde, apoiada por uma política institucional para o fomento e a permanência dessas ações”.
Leia também:
>> Pesquisadores da UnB geram resultados em intercâmbio em empresa alemã de tecnologia automotiva
>> SIGAA passa a disponibilizar informações do Lattes
>> Cepe aprova data de início do segundo semestre de 2020
>> UnB se une a projeto para a inclusão de pessoas com deficiência
>> Como fica o Vestibular de 2020?
>> Pesquisa conduzida pela UnB analisa manifestações orais relacionadas à covid-19
>> Pesquisa pretende identificar impacto da pandemia entre mulheres no DF
>> Pesquisa mapeia práticas de enfermagem na Atenção Primária à Saúde
>> Pesquisa faz recorte da contaminação por covid-19 entre profissionais de odontologia do DF
>> Grupo da UnB desenvolve aparato de ventilação para combater a covid-19 nos hospitais
>> UnB realiza inspeção em laboratórios que seguem em funcionamento durante a pandemia
>> Projeto leva informações a produtores do campo sobre manejo de animais durante a pandemia
>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde
>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais
>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus