OUTORGA

Administradora dedicou a vida à Universidade, aos colegas e aos estudantes, sendo sinônimo de história, memória e reconhecimento

Em falas de agradecimento, colegas retratam Lucinéia como uma servidora exemplar e memória viva da UnB. Imagem: Reprodução

"Ensinou-me tudo quando eu entrei na UnB". "É como um Google da instituição. Se Lucinéia não conhece, não existe". Esses são apenas alguns exemplos de frases ditas por colegas sobre Lucinéia Garcia Gonçalves, a mais nova servidora da Universidade de Brasília a receber o título de Mérito Universitário, concedido a membro da comunidade que tenha se distinguido por relevantes serviços prestados à instituição. O título foi aprovado pela resolução nº 0033/2020 do Conselho Universitário (Consuni).

Lucinéia é conhecida entre pessoas próximas pelo profissionalismo com que desempenha suas funções e pela dedicação à Universidade, aos colegas e aos estudantes. Os agradecimentos vieram em profusão por meio de comentários na cerimônia virtual de outorga, transmitida nesta terça-feira (3) pelo canal da UnBTV no YouTube. Também foram enumerados nos discursos daqueles que a homenagearam.

Houve quem a agradecesse pelos estudantes "salvos" em processos de matrícula e condição, assim como pelos ensinamentos e auxílio prestados aos professores que ainda não conheciam os caminhos administrativos.

"A gente devolve um pouco desse amor e dedicação seus à Universidade, mesmo que seja dessa forma desproporcional a tudo aquilo que você construiu para a nossa UnB", disse o vice-reitor Enrique Huelva, colega do Instituto de Letras (IL).

Como parte da comitiva de saudação, Lucinéia recebeu homenagens do professor Henryk Siewierski, ex-diretor do IL; de Maria Williani da Silva, colega e servidora aposentada; de Erika Pereira, sobrinha; e de Armando do Nascimento, colega e servidor. "É uma das pessoas mais comprometidas que conheço. Entramos juntas na UnB. Hoje nossos caminhos se separaram, mas a amizade permanece forte", conta Maria Williani. A cerimônia contou ainda com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Discurso de agradecimento da homenageada (dir.) foi breve e ela lembrou, além dos colegas do IL e da família, de colaboradores de outras unidades da UnB. Imagem: Reprodução

RETRIBUIÇÃO – Por ser pessoa discreta, o discurso de agradecimento de Lucinéia durante a cerimônia de outorga do título foi curto. Ela agradeceu pela indicação de seu nome à concessão do Mérito Universitário, aos professores e colegas do IL.

Também aos colaboradores da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), Diretoria de Compras (DCO), Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF) e Coordenação de Patrimônio (PAT) que a ajudaram a desempenhar um bom trabalho. A servidora lembrou ainda a importância do apoio de sua família e dos servidores e alunos que conheceu ao longo dos anos trabalhando no campus Darcy Ribeiro da UnB.

A professora do Instituto de Letras Enilde Faulstich, já agraciada com o título de Doutora Honoris Causa, fez a apresentação da homenageada. "Lucinéia toma a causa para si e, lado a lado, busca as soluções ou ensina o caminho a ser percorrido para que o caso ou o assunto seja bem-sucedido", lembrou a docente. Em seu discurso, ela compartilhou, ainda, manifestações de outros docentes do IL que são gratos à Lucinéia e a sua ajuda.

A diretora do IL, Rozana Naves, lembrou que a trajetória da servidora se confunde com a da UnB, uma vez que Lucinéia testemunhou a ditadura tardia, o surgimento dos sindicatos, a expansão e as mudanças sociais políticas e educacionais. "Ela é a memória ativa que ressignifica a história e a atualiza periodicamente diante dos contextos mais ou menos desafiadores. Ela não se furta à adaptação e aos novos aprendizados", elogiou.

Já o vice-diretor do instituto, Anderson Da Mata, relatou ser uma honra conviver e aprender com Lucinéia e disse que, no último ano, passou a admirar ainda mais o trabalho dela. A reitora Márcia Abrahão também deixou seu reconhecimento ao afirmar que tem orgulho de ser colega de instituição de uma servidora tão dedicada.

TRAJETÓRIA – Administradora, Lucinéia Garcia Gonçalves entrou na UnB em 1977, trabalhando na Unidade Integrada de Saúde de Sobradinho, que era, naquele período, o hospital escola da Universidade. "Ficava a 15 minutos da minha residência, e os colegas que lá trabalhavam falavam bem", conta.

Com a mudança do hospital para a Asa Norte, a servidora foi aproveitada no Instituto de Letras (antigo Departamento de Letras e Linguística, que integrava aquele que, à época, era o Instituto de Comunicação) e lá testemunhou todas as mudanças que tornaram o IL o que ele é hoje.

Já agraciada com o título de Ouro da Casa, ela acumula, ao longo de sua história na instituição, demonstrações de cuidado com a Universidade, assim como elogios registrados em sua ficha funcional em diversos anos.

Lucinéia foi homenageada também em diversas ocasiões pelas turmas de formandos do Instituto de Letras. Seu zelo e preocupação com a Universidade podem ser vistos inclusive no curso de especialização feito pela servidora, que analisou em seu TCC a evasão na graduação de Letras entre os anos de 2006 e 2010.

Confira aqui íntegra da cerimônia: