GESTÃO

Entre as demandas apresentadas, a melhoria da sinalização no campus Darcy Ribeiro e da divulgação de ações de sustentabilidade

Professores, técnicos e estudantes do Instituto de Relações Internacionais (Irel) receberam, na última sexta-feira (28), a visita de representantes da administração da Universidade. No encontro, a comunidade falou sobre suas principais demandas e apresentou sugestões para a melhoria do cotidiano na instituição, principalmente no que diz respeito à sinalização no campus Darcy Ribeiro e à sustentabilidade.

Diretor do Irel, Pio Penna Filho, e reitora Márcia Abrahão, na visita da administração superior à unidade acadêmica. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

O diretor do Irel, Pio Penna Filho, falou de problemas no espaço físico da unidade e pediu a criação de uma área de convivência para estudantes na parte de trás do edifício. "Isso, certamente, contribuiria muito para a socialização de nossos alunos, ainda mais em um momento em que a questão da saúde mental toma grande relevância", comentou.

Docentes presentes no encontro mencionaram a dificuldade de visitantes para achar locais específicos no campus Darcy Ribeiro. "Sempre que recebemos pessoas de fora da UnB isso se torna um problema – mesmo quando é alguém de Brasília", disse o professor Eiiti Sato. "Não há nenhuma placa que indique onde fica o Irel", acrescentou o diretor Pio Penna.

“Por isso é bom fazermos as visitas às unidades acadêmicas. Essa é uma questão sobre a qual nunca pensei e tampouco ouvimos em outros locais”, comentou a reitora Márcia Abrahão. O assunto foi levado à consideração da Prefeitura da UnB e da Secretaria de Infraestrutura (Infra). Sobre o prédio do Irel, Márcia explicou que a Infra já está trabalhando em um projeto para a correção de problemas, também existentes em outros edifícios similares.

Esclarecimentos orçamentários estiveram em pauta na reunião. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

Na última quinta-feira (27), o Conselho de Administração aprovou o plano de obras para 2019, com base em seis critérios de priorização, "necessários ante às dificuldades orçamentárias". “Importante frisar que o orçamento das unidades acadêmicas aumentou, em média, 20% nos últimos dois anos. Pequenas obras e reformas para melhoria do dia a dia da comunidade podem ser executadas com esses recursos", frisou a reitora.

EXCELÊNCIA Professores e técnicos do Irel pediram a alocação de mais servidores no Decanato de Pós-Graduação (DPG), principalmente por conta dos processos relativos ao Capes PrInt, o programa de internacionalização da Capes. "A UnB tem se destacado muito em rankings internacionais e melhorado o impacto de suas citações, um fenômeno que tem forte contribuição do Irel", disse a reitora.

A técnica Caroline Souto sugeriu a criação de um sistema de assinatura digital para bancas de pós-graduação. "Temos a peculiaridade de ter muitos avaliadores até mesmo fora do país. Fica complicado garantir a assinatura das pessoas em uma ata sem um recurso digital", observou. A reitora anunciou que vai discutir o tema no âmbito do plano de peticionamento eletrônico da Universidade.

Professor Tiago Gehre cobrou mais ações da UnB em sustentabilidade ambiental. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

Os professores Cristina Inoue e Thiago Ghere sinalizaram preocupação com aspectos ambientais da UnB. “Temos que saudar a iniciativa de colocação de placas solares, mas é preciso fazer mais, pensando em prédios sustentáveis, que aproveitem a água da chuva. O plano de logística sustentável precisa ser mais bem divulgado”, sugeriu Thiago. Entre os projetos contemplados no plano de obras aprovado na última semana, está a colocação de placas fotovoltaicas no edifício do Irel (dividido com o Instituto de Ciência Política – Ipol).

Nesta semana, o Conselho Universitário (Consuni) vai apreciar a proposta da administração superior de criação de uma Secretaria de Meio Ambiente, para dar mais corpo e estrutura às ações em curso pela Assessoria de Sustentabilidade Ambiental (ASA, ligada ao Gabinete da Reitora). Entre as medidas já com resultados de impacto estão a redução de 30%, em média, no consumo de copos descartáveis nos campi e a incorporação de cláusulas ambientais em contratos administrativos.