COOPERAÇÃO

Plataforma abrigará acervo cultural do estado do Sudeste. Apresentação do projeto ocorreu em solenidade virtual nesta quarta (5)

Reitora Márcia Abrahão participou de transmissão ao vivo para apresentação da plataforma, que reunirá vasto acervo de obras de arte, documentos, matérias jornalísticas, artes gráficas, entre outros. Imagem: Reprodução

Um convênio firmado entre a Universidade de Brasília, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) irá viabilizar a criação da Midiateca Capixaba. Trata-se de uma plataforma digital que reunirá acervo diverso com documentos, obras de arte, fotografias, materiais de divulgação, vídeos, músicas, livros, entre outros. Uma solenidade virtual nesta quarta-feira (5) marcou a apresentação do projeto.

A UnB colabora com a iniciativa com a disponibilização de software livre para armazenar, organizar e catalogar o acervo. A reitora da UnB, Márcia Abrahão, apontou que, com a parceria, surge a oportunidade de destacar a importância das mídias digitalizadas, e do acesso a elas por parte da população brasileira. A gestora elogiou a sensibilidade do governador do Espírito Santo em investir na cultura do estado.

Ela ressaltou o envolvimento dos professores da Faculdade de Ciência da Informação (FCI) na execução. “Eu posso dizer que nós nos empenharemos ao máximo para que esse projeto saia dentro do prazo, com a melhor qualidade. A equipe da Faculdade de Ciência da Informação é de excelente nível e estaremos à disposição para este e outros projetos”, disse.

“Para nós, é um convênio importante, que vai dar base para que possamos organizar a nossa Midiateca. Isso é relevante dentro do nosso programa de valorização da arte e da cultura no Espírito Santo”, sinalizou o governador do estado capixaba, Renato Casagrande.

O Secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabrício Noronha, destacou que a iniciativa é de grande importância para a gestão cultural do Espírito Santo. “Nós lançamos um dos nossos projetos estratégicos cuidadosamente construído a tantas mãos. Brincamos que é uma espécie de museu da imagem e do som da diversidade cultural do nosso Estado. Temos acervo, organização, catalogação e digitalização, para dar continuidade a esse trabalho, com uma curadoria baseada na relevância para a cultura capixaba, preservando as nossas identidades”, reforçou.

Midiateca Capixaba foi apresentada ao público em solenidade virtual transmitida pelas redes sociais do Governo do Espírito Santo. Imagem: Reprodução

CONHEÇA A PLATAFORMA –  Com o intuito de preservar, difundir e integrar os acervos de instituições e agentes culturais capixabas, a Midiateca permitirá a interação entre usuários e a gestão da informação. O objetivo é reunir o máximo de informações sobre o patrimônio cultural do estado, sendo ele tombado e registrado.

“A Midiateca Capixaba é um projeto fundamental para a conservação e difusão da memória artística do nosso estado. Nesse momento histórico em que estamos, pela importância dos meios virtuais e da conexão em rede, percebo que isso tem sido primordial na reelaboração das práticas artísticas”, apontou Nicolas Soares, diretor da Galeria Homero Massena e representante dos espaços culturais da Secult-ES.

Os arquivos da Midiateca serão hospedados na plataforma Tainacan, que é um software livre de código aberto desenvolvido pela UnB. Essa é uma ferramenta conhecida por ser customizável, com a possibilidade de adaptação nos diferentes formatos de acervo, o que faz com que seja utilizada por muitos museus e instituições culturais. A Midiateca Capixaba tem previsão para entrar no ar em dezembro de 2021, em formato piloto.

>> Relembre: Museus da UnB serão integrados por programa especial de extensão

EIXOS DO PROJETO  A construção do projeto foi definida a partir de três eixos. O primeiro, com acervos de espaços ligados à Secult-ES, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-ES) e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que já foram catalogados e digitalizados para a disponibilização na plataforma.

“A universidade acolheu de braços abertos esse projeto, entendendo a sua importância e que, a partir de agora, compartilha-se e mostra-se a história do Espírito Santo", comentou Rogério Borges, secretário de Cultura da Ufes.

O segundo eixo será construído com acervos produzidos pela Secult-ES e resultantes de editais que contemplam materiais com pesquisas realizadas ou contratadas pela Secretaria e produtos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), além de um acervo de todos os bens tombados e registrados do estado capixaba. O terceiro terá material do Sistema Rádio e Televisão do estado (RTV-ES), do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e do Palácio Anchieta.