EXCELÊNCIA

De acordo com o QS World University Rankings: Sustentabilidade 2025, a UnB é a quarta melhor universidade do país, considerando públicas e privadas

A UnB melhorou sua posição nos cenários mundial, americano, nacional e entre as federais. Foto: EmiliaSilberstein/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília subiu no QS World University Rankings: Sustentabilidade 2025, divulgado nesta terça-feira (10). Agora, é a segunda universidade federal mais sustentável do Brasil. Considerando todas as instituições de ensino superior do país avaliadas pelo estudo, tanto públicas quanto privadas, a UnB está na quarta colocação. Nas Américas e no mundo, a Universidade ocupa, respectivamente, as posições 96 e 370. Ao todo, o estudo avaliou 1.751 instituições de nível superior de 107 países. Foram 409 nas Américas e 42 brasileiras, sendo 29 federais.

 

Este ano, o número de universidades elencadas subiu em relação à edição anterior e, mesmo com uma concorrência muito maior, a UnB conquistou posições melhores no ranqueamento nos cenários nacional e mundial. “Este reconhecimento reforça o compromisso inabalável da UnB com a construção de um futuro mais sustentável, justo e inclusivo. Nossa comunidade acadêmica, formada por estudantes, docentes e técnicos, tem mostrado que a educação e a pesquisa podem ser agentes de transformação social e ambiental”, destacou a reitora Rozana Naves.

 

Na última publicação, no ano passado, a Universidade de Brasília ocupava a classificação 405, entre 1.397 universidades espalhadas pelo planeta. No Brasil, ficou em quinta, entre 34 avaliadas. Na classificação das federais, a Universidade de Brasília foi a terceira, de 24. Esta é a terceira edição do ranking, que elenca as universidades do mundo que estão liderando a sustentabilidade social e ambiental.

 

SOBRE – O QS World University Rankings: Sustainability avalia o desempenho das instituições em três dimensões: Impacto Ambiental, Impacto Social e Governança. A dimensão Impacto Ambiental é composta por três indicadores de desempenho: sustentabilidade ambiental, educação ambiental e pesquisa ambiental. A dimensão Impacto Social considera cinco indicadores: igualdade, troca de conhecimento, impacto da educação, empregabilidade e oportunidades, e saúde e bem-estar. E a dimensão Governança tem o indicador boa governança, o qual considera fatores como ética, práticas de contratação, transparência e tomada de decisão. Cada indicador é composto de diversos critérios, com ponderações específicas.

 

A classificação avalia o compromisso das instituições de ensino superior com a construção de um mundo sustentável, com ênfase na sua influência fora do campus. O objetivo é mostrar como as universidades atuam para enfrentar os maiores desafios ambientais, sociais e de governança no mundo.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.