
A professora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB) Maria Fátima de Sousa é a nova gestora do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB/Ebserh). A cerimônia de posse ocorreu nesta terça-feira (11), no auditório 1 do HUB, Asa Norte.
“É uma alegria enorme estar aqui rodeada de tanta gente querida e comprometida com o nosso hospital universitário”, disse Fátima, que apresentou a nova equipe à frente do HUB. “Que possamos fortalecer o nosso compromisso com o SUS [Sistema Único de Saúde], o HUB é do SUS, pelo SUS e para o SUS”, disse ao destacar valores como atendimento e gestão humanizados.
O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, também representando na cerimônia o ministro da Educação, Camilo Santana, elogiou as gestões do HUB e aproveitou para reafirmar o compromisso social do governo federal. Ele destacou desafios “que começam pela defesa da democracia e passam pela efetivação de direitos, como o direito à universidade pública e ao ensino, à saúde e à garantia do SUS e a um sistema de ciência e tecnologia que, de fato, responda aos grandes desafios do Brasil”.

A reitora Rozana Naves reiterou o compromisso da gestão superior com o HUB, em linha com as diretrizes de ensino, pesquisa e extensão. “Que a UnB e o HUB/Ebserh façamos conjuntamente uma gestão de excelência”, disse. “É de educação e saúde de qualidade que se trata. Os hospitais universitários fazem convergir essas duas grandes áreas essenciais para o desenvolvimento social, científico e tecnológico do país numa interface com a sociedade local, mas com potencial de projeção nacional pelo funcionamento em rede e internacional, que se materializa pela atuação de grupos de pesquisa da Universidade”, ressaltou.
LEGADO – Superintendente do HUB de 2017 até agora, a professora Elza Noronha (FM/UnB) sublinhou a contribuição de cada gestor e equipe para a construção do hospital universitário e avanços na inserção do HUB no Sistema Único de Saúde. “O que a gente precisa para administrar uma instituição complexa como um hospital é muita resiliência”, disse.
Inaugurado em 1972, o HUB realiza atendimento gratuito à população de forma integrada ao sistema público de saúde do Distrito Federal, sendo referência em transplante de medula óssea e hemodiálise. Desde 2013, a instituição faz parte da rede Ebserh, que reúne 45 hospitais universitários.
>> Leia também: Hospital Universitário realiza primeiro transplante de medula óssea

Estiveram presentes na solenidade a senadora Leila Barros (PDT-DF), os deputados federais Jorge Solla (PT-BA) e Reginaldo Veras (PV-DF), o deputado distrital Max Maciel (PSOL-DF), a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Alexandre Brasil, entre outras autoridades.
PERFIL – Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Maria Fátima de Sousa é mestre em Ciências Sociais e doutora em Ciências da Saúde. É professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, onde coordenou o Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp) e ajudou a criar a Unidade de Estudos e Pesquisas em Saúde da Família.
Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), gerente nacional do programa de Agentes Comunitários de Saúde e assessora no programa Saúde da Família do Ministério da Saúde. Atuou como consultora nas secretarias municipais de Saúde e do Verde e Meio Ambiente em São Paulo. É pesquisadora associada do Centro de Pesquisa e Comunicação em Saúde da Universidade de Quebec, em Montreal, Canadá.