A edição 2025 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) vai ficar na memória dos 65 estudantes-atletas que representaram a Universidade de Brasília. A delegação da UnB conquistou 14 medalhas em sete das 22 modalidades e fez história no maior evento esportivo universitário do país, disputado este mês em Natal (RN). A campanha supera em uma medalha a da edição passada, em Brasília, e dobra o número de conquistas em relação aos jogos de 2023, em Joinville (SC).
A UnB esteve no topo do pódio por três vezes com o cheerleading, terminou com a prata na modalidade acadêmica, no jiu-jitsu e no eletrônico League of Legends e garantiu o bronze na natação paradesportiva (3), no jiu-jitsu (3), no handebol masculino e no karatê. Basquete X1 feminino, futebol eletrônico feminino, handebol feminino, judô feminino, natação e xadrez foram as outras modalidades com atletas uniformizados de azul, verde e branco. Os JUBs de Natal reuniram cerca de 7 mil atletas de 312 instituições.
“O resultado não poderia ter sido melhor: conquistamos o primeiro lugar nas três categorias de premiação: team cheer, stunt group e geral”, comemora Maria Paula Rezende, atleta do cheerleading e estudante de graduação de Direito. Ela explica que a team cheer reúne a formação completa da equipe de 12 atletas em apresentações de dois minutos, já a stunt group conta com cinco participantes em performances de um minuto. O geral é a soma da pontuação dessas categorias.
“O cheerleading marcou profundamente minha trajetória na UnB. Conheci o esporte aqui e, desde então, ele se tornou parte essencial da minha vida”, afirma a estudante, que é vice-presidente do clube da modalidade na instituição. Ela celebra a recompensa dos treinos intensos, liderados pelo técnico Matheus Satori, egresso da Faculdade de Educação Física. “Treinávamos todos os domingos e em alguns sábados à noite, pois essa era a forma de conciliar o esporte com nossos compromissos de faculdade e de trabalho”, lembra, ao agradecer o apoio institucional e classificar como “extremamente gratificante” a oportunidade de representar a UnB nos jogos.
O sentimento é parecido com o do três vezes medalhista de bronze da natação paradesportiva João Pedro Sales. “Foi muito importante representar a UnB, especialmente porque foi no Centro Olímpico (CO) que recomecei minha trajetória como atleta. Levar o nome da instituição em uma competição nacional é muito especial para mim”, diz o estudante de Educação Física. Diagnosticado há oito ano com a síndrome de Guillain-Barré, que afeta os sistemas imunológico e nervoso, ele tem a movimentação das mãos e pernas comprometidas.
“Os resultados foram excelentes. Ganhar três medalhas foi uma ótima recompensa pelo esforço e dedicação nos treinos. Posso dizer que todo o trabalho valeu muito a pena”, garante o atleta, que subiu ao pódio nos 50 e 100 metros costas e nos 50 metros borboleta. “O apoio da equipe da UnB, dos meus colegas e o ambiente do CO me deram motivação e estrutura para evoluir. Essa conquista mostra que, com dedicação e oportunidades certas, é possível alcançar grandes resultados. Espero evoluir cada vez mais e trazer mais medalhas em futuras competições.”
APOIO E HOMENAGEM – O coordenador de Esporte e Lazer (CEL/DEAC/DAC), Arthur Sardinha, acompanhou a delegação e demonstra satisfação com os retornos. “Tivemos uma delegação diversa, formada por estudantes de diferentes cursos e campi, representando com excelência o espírito da UnB. A presença da nossa comunidade nas competições demonstra o quanto o esporte é parte viva da formação cidadã e do ambiente universitário”, afirma.
Mais que as conquistas, o gestor destaca “o espírito de equipe, a superação e o protagonismo dos estudantes-atletas, muitos deles conciliando treinos, aulas e projetos de extensão com dedicação exemplar”. Ele enfatiza o papel dos clubes desportivos da Universidade e diz que a proeminência da UnB em competições universitárias “é reflexo do trabalho integrado entre estudantes, técnicos e docentes, bem como do apoio institucional do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), que tem investido continuamente na política de esporte e lazer universitários”.
Os esforços históricos da Universidade foram reconhecidos durante os JUBs de Natal. Um ano após receber o título de Mérito Universitário da UnB, o ex-coordenador da CEL Carlos Alberto Diniz conquistou o Certificado de Benemerência da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) na competição. O título foi concedido pelas “notáveis contribuições” e pelo “excepcional serviço prestado” por Carlão, como é conhecido, ao esporte universitário. Aposentado na UnB, Carlão segue ativo como vice-presidente da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu).
A presença constante e os resultados nas competições oficiais e os resultados também renderam um convite especial à UnB. De forma inédita, a instituição compôs o Conselho da CBDU nos JUBs com a participação do diretor de Esporte e Atividades Comunitárias (DEAC/DAC), Pedro Ivo Barbosa dos Santos. Nos locais de competição e nos bastidores, a Universidade segue como referência nacional na promoção do esporte.
Medalhistas da UnB nos JUBs 2025
Ouro
Cheerleading
Ana Beatriz Barbosa, Ana Júlia Brasileiro, Ariel Freitas, Christianna Schneider, Evalter Tallys de Assunção, Gabriel Barbosa, Glendha Lima, Julianne Scheidt, Maria Eduarda Mesiano, Maria Paula Rezende, Rafael Augusto dos Santos e Rafael Galvão.
Técnico: Matheus Satori
Prata
Acadêmico
João Carlos Targino
Jiu-jitsu feminino
Luiza Fernandes
League of Legends
Arthur Lopes, Gustavo Minari, Kauã Seichi, Mateus Barbosa e Orlando César Bastos
Bronze
Handebol masculino
Bruno Cardoso, Felipe Bertuol, Henrique Daniel Silva, João Gabriel Amorim, João Marcelo Mello, João Pedro Tavares, João Petrini, José Alfredo Silva, Lucas Veras, Pedro Henrique Freire, Pedro Prates e Rafael Fernandes.
Técnico: Warley Soares
Jiu-jitsu masculino
Daniel Camuna
Luiz Gustavo de Sousa
Otto Gusmão
Karatê Kata feminino
Daniely Gisele da Silva
Natação paradesportiva
João Pedro Sales
