SAIBA MAIS

O isolamento social e o fechamento de estabelecimentos comerciais e culturais também ocorreram na pandemia do século passado

No vídeo produzido pela UnBTV, é possível identificar semelhanças entre as duas pandemias. Imagem: Reprodução/UnBTV

Em mais uma produção sobre a Covid-19, a UnBTV fez um paralelo entre o novo coronavírus, originado no sudeste da China, na província de Hubei, e a gripe espanhola que assolou o mundo em 1918. No vídeo são apresentadas características históricas da pandemia do início do século XX, assim com o retrato social vivido no Brasil e as fragilidades do sistema de saúde daquela época.

Com mais de 2 bilhões de pessoas confinadas pelo mundo, o novo coronavírus não é a primeira pandemia com efeitos globais. O vídeo produzido pela jornalista da UnBTV Cleisyane Quintino destaca como a gripe espanhola gerou preocupações no mundo inteiro há pouco mais de cem anos.

A compreensão sobre a existência de vírus só foi possível em 1949, após a criação do microscópio eletrônico. Imagem: Reprodução/UnBTV

Apesar da nomenclatura, a doença do século passado não teve origem no país ibérico e ganhou esse nome devido ao destaque noticioso que a Espanha deu à doença na época. Acredita-se que ela possa ter sido originada em campos militares estadunidenses e levada para a Europa durante a Primeira Guerra Mundial, mas há especulações de que ela possa ter origem na China ou no Reino Unido.

Com efeitos devastadores, a pandemia esquecida deixou entre 40 e 50 milhões de pessoas mortas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim como o novo coronavírus na atualidade, a gripe espanhola exigiu processos de isolamento social e o fechamento de escolas e do comércio, com exceção de farmácias.

A desinformação já era um problema: exemplo é o boato de que as Santas Casa da Misericórdia, responsáveis pelo atendimento da população mais pobre, envenenava os pacientes para garantir a liberação de leitos. Eram as fake news daquela época e, como ocorre na atualidade, em muito alimentadas pela ignorância. A verdade é que a compreensão da sociedade sobre o que era um vírus viria apenas anos mais tarde, na década de 1940, com a criação do microscópio eletrônico.

A maior disseminação da doença entre os mais pobres, como ocorre nos dias atuais, evidenciou as fragilidades sociais que a população brasileira enfrentava, sobretudo, para manter o isolamento social. A inexistência, naquele período, de um sistema público de saúde complicou ainda mais o atendimento dessa fatia da população. O vídeo mostra que a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, e o desenvolvimento dos meios de comunicação resultaram em maiores e melhores condições para o enfrentamento de doenças e, principalmente, para a contenção de danos da atual pandemia.

Assista ao vídeo completo e saiba mais sobre a história e outras curiosidades acerca da gripe espanhola:

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> Exposição virtual destaca reflexões acerca do impacto da Covid-19 na vida das pessoas

>> Projeto da UnB desenvolve software para o uso de câmera térmica no combate à Covid-19

>> Novo coronavírus: Coes lança boletim informativo

>> ProIC cria Banco de Talentos para conectar professores e estudantes interessados em iniciação científica

>> Artigo revela perfil do brasileiro que descumpre isolamento social durante pandemia de Covid-19

>> Organizar o tráfego de pedestre pode reduzir o risco de contaminação durante a pandemia

>> Pesquisadores farão análise do esgoto para estimar disseminação do SARS-CoV2 em diferentes regiões do DF

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da Covid-19

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da Covid-19