OPINIÃO

Conselho Universitário da Universidade de Brasília

A Universidade de Brasília manifesta sua preocupação com o atual momento de instabilidade política do país e vem a público reafirmar seu compromisso com a democracia e com o Estado Democrático de Direito. Independentemente de partidos e ideologias, a UnB considera inadmissível que a disputa pelo poder político culmine em retrocesso de direitos e no desrespeito às liberdades dos cidadãos e aos preceitos constitucionais.

Respeitando a memória de personagens históricos desta instituição, que lutaram pela consolidação da democracia e da educação como base de emancipação e transformação social, a Universidade se posiciona contra qualquer prática jurídica, política e institucional que atropele os princípios legais.

Para a instituição, casos de corrupção ou qualquer outro crime que envolva governantes ou representantes do poder público devem ser rigorosamente investigados, com isenção e imparcialidade, pelas autoridades competentes, respeitando rigorosamente a lei, os meios e trâmites legais e o direito ao contraditório e à ampla defesa.

O debate sobre temas sociais e políticos é inerente à natureza do ambiente universitário e acadêmico, por isso, a UnB reitera seu compromisso de respeitar a pluralidade e a diversidade de opiniões, estando sempre aberta para receber e promover manifestações e discussões que contribuam para a democracia.