UnB EM AÇÃO

Publicação comunica à comunidade universitária ações da UnB de prevenção e enfrentamento à covid-19

Edições do boletim informativo são publicadas semanalmente pelo Coes. Arte: Reprodução

O boletim informativo semanal COES-COVID/UnB, do Comitê Gestor do Plano de Contingência contra a Covid-19 (Coes), está na sexta edição. Disponível para acesso pelo repositório digital Covid-19 UnB em Ação, a publicação traz dados sobre a covid-19 no Brasil e no mundo, além de atualizar a comunidade universitária sobre a atuação da UnB na contenção da pandemia.

>> Acesse a edição na íntegra

Esta edição do documento, referente à semana de 15 a 19 de junho, aponta que o Brasil ainda está em fase de transmissão sustentada. Até a data de publicação, o país havia ultrapassado um milhão de casos e tinha mais de 48 mil óbitos pela covid-19. É possível encontrar ainda informações sobre as reparações sanitárias nos campi, o acompanhamento da comunidade da UnB no exterior, ações de promoção à saúde mental e informações de cartilha sobre como lidar com uma pessoa infectada pela covid-19 em casa.

Uma da ações institucionais reportadas no informativo é a entrega de cartas solidárias escritas pela comunidade universitária aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A iniciativa integra projeto coordenado pelo Subcomitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial do Coes, com apoio da diretora de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), em reconhecimento aos profissionais de saúde que atuam no combate à covid-19.

>> Projeto da UnB entrega cartas solidárias a profissionais do Samu

“As cartas são um instrumento para o fortalecimento da empatia e das redes de solidariedade. Toda a comunidade da Universidade de Brasília se envolve. Entendemos que essas pessoas na linha de frente sofrem diariamente o impacto da covid-19. Então, a forma de estarmos juntos é essa, mandando mensagens, reconhecendo a importância do trabalho deles e dando ânimo”, explica a professora Larissa Polejack, diretora da Dasu/DAC e coordenadora do Subcomitê de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Coes.

Cartas fortalecem a empatia e envolvem profissionais de saúde em redes solidárias. Foto: Divulgação

O subcomitê trabalha agora na entrega de 230 cartas solidárias para os trabalhadores dos cemitérios. É possível contribuir com a iniciativa, com o envio de cartas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Outro trabalho que vem sendo acompanhado pelo Coes é a verificação das instalações sanitárias dos campi. A Coordenação de Administração Predial da Prefeitura da UnB revisou, na semana passada, 12 banheiros, sendo sete do Centro Olímpico e cinco do prédio Multiuso I. Também foram instalados mais de 111 dispenseres de sabonete e álcool em gel na Faculdade de Tecnologia. No total, 67% dos banheiros com demandas de manutenção já foram revisados.

Com relação à comunidade universitária no exterior, atualmente 143 docentes, técnicos e discentes estão em 22 países. O grupo é assistido pela Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), que, semanalmente, envia um boletim de acompanhamento, incluindo informações de todos esses países sobre a evolução da pandemia.

“Desde o início da pandemia, 91 pessoas da comunidade universitária já voltaram para o Brasil, não necessariamente devido à pandemia. A INT está atuando junto ao Ministério da Educação, que faz uma ponte com o Itamaraty para auxiliar as pessoas que ainda desejam voltar”, afirma o professor Virgílio Almeida, diretor da INT.

Para acompanhar a saúde da comunidade universitária, está disponível o aplicativo Guardiões da Saúde. Gratuito, ele pode ser baixado na Apple Store e Google Play e tem o objetivo de fortalecer a capacidade de detecção de surtos e emergências em saúde pública, além de identificar pessoas doentes na região próxima ao usuário.

Virgílio de Almeida relata que INT tem acompanhado membros da comunidade da UnB no exterior que queiram retornar ao Brasil. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Do lançamento até a publicação desta edição do boletim, o app chegou a 12.390 usuários, sendo maioria estudantes de graduação. Na primeira semana de funcionamento, foram recebidos 77.392 relatos de saúde dos usuários do app.

Informar a comunidade universitária sobre como se prevenir do novo coronavírus também é missão do boletim do Coes.

O informativo disponibilizou as recomendações presentes em cartilha recém-lançada pelo comitê sobre como proceder para evitar a transmissão quando alguém em casa está infectado.

Entre elas, manter o isolamento social pelo período mínimo de 14 dias; utilizar máscara; depois de usar o banheiro, lavar as mãos com água e sabão e sempre limpar vaso, pia e demais superfícies com álcool ou solução de água sanitária para desinfecção do ambiente; separar toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para a pessoa contaminada; separar o lixo e descartá-lo e limpar com frequência maçanetas, sofás, cadeiras e outras superfícies de alto contato com solução de água sanitária ou álcool 70%.

SOBRE – O Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes) da UnB é vinculado ao gabinete da Reitoria e presidido pelo decano de Assuntos Comunitários (DAC), Ileno Izídio. O Coes tem elaborado ações de análise, orientação e prevenção e enfrentamento à covid-19 na Universidade, além de monitorar a situação da comunidade acadêmica. Acompanhe a atuação do comitê pelo boletim informativo semanal COES-COVID/UnB

>> Pesquisa quer entender fatores que influenciam o aumento de casos de covid-19 no DF

>> Série de webinários comemora os 20 anos da Expedição Humboldt

>> A UnB precisa de você para planejar a retomada do calendário acadêmico