O boletim informativo semanal COES-COVID/UnB, do Comitê Gestor do Plano de Contingência contra a Covid-19 (Coes), está na sexta edição. Disponível para acesso pelo repositório digital Covid-19 UnB em Ação, a publicação traz dados sobre a covid-19 no Brasil e no mundo, além de atualizar a comunidade universitária sobre a atuação da UnB na contenção da pandemia.
Esta edição do documento, referente à semana de 15 a 19 de junho, aponta que o Brasil ainda está em fase de transmissão sustentada. Até a data de publicação, o país havia ultrapassado um milhão de casos e tinha mais de 48 mil óbitos pela covid-19. É possível encontrar ainda informações sobre as reparações sanitárias nos campi, o acompanhamento da comunidade da UnB no exterior, ações de promoção à saúde mental e informações de cartilha sobre como lidar com uma pessoa infectada pela covid-19 em casa.
Uma da ações institucionais reportadas no informativo é a entrega de cartas solidárias escritas pela comunidade universitária aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A iniciativa integra projeto coordenado pelo Subcomitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial do Coes, com apoio da diretora de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC), em reconhecimento aos profissionais de saúde que atuam no combate à covid-19.
>> Projeto da UnB entrega cartas solidárias a profissionais do Samu
“As cartas são um instrumento para o fortalecimento da empatia e das redes de solidariedade. Toda a comunidade da Universidade de Brasília se envolve. Entendemos que essas pessoas na linha de frente sofrem diariamente o impacto da covid-19. Então, a forma de estarmos juntos é essa, mandando mensagens, reconhecendo a importância do trabalho deles e dando ânimo”, explica a professora Larissa Polejack, diretora da Dasu/DAC e coordenadora do Subcomitê de Saúde Mental e Atenção Psicossocial do Coes.
O subcomitê trabalha agora na entrega de 230 cartas solidárias para os trabalhadores dos cemitérios. É possível contribuir com a iniciativa, com o envio de cartas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Outro trabalho que vem sendo acompanhado pelo Coes é a verificação das instalações sanitárias dos campi. A Coordenação de Administração Predial da Prefeitura da UnB revisou, na semana passada, 12 banheiros, sendo sete do Centro Olímpico e cinco do prédio Multiuso I. Também foram instalados mais de 111 dispenseres de sabonete e álcool em gel na Faculdade de Tecnologia. No total, 67% dos banheiros com demandas de manutenção já foram revisados.
Com relação à comunidade universitária no exterior, atualmente 143 docentes, técnicos e discentes estão em 22 países. O grupo é assistido pela Assessoria de Assuntos Internacionais (INT), que, semanalmente, envia um boletim de acompanhamento, incluindo informações de todos esses países sobre a evolução da pandemia.
“Desde o início da pandemia, 91 pessoas da comunidade universitária já voltaram para o Brasil, não necessariamente devido à pandemia. A INT está atuando junto ao Ministério da Educação, que faz uma ponte com o Itamaraty para auxiliar as pessoas que ainda desejam voltar”, afirma o professor Virgílio Almeida, diretor da INT.
Para acompanhar a saúde da comunidade universitária, está disponível o aplicativo Guardiões da Saúde. Gratuito, ele pode ser baixado na Apple Store e Google Play e tem o objetivo de fortalecer a capacidade de detecção de surtos e emergências em saúde pública, além de identificar pessoas doentes na região próxima ao usuário.
Do lançamento até a publicação desta edição do boletim, o app chegou a 12.390 usuários, sendo maioria estudantes de graduação. Na primeira semana de funcionamento, foram recebidos 77.392 relatos de saúde dos usuários do app.
Informar a comunidade universitária sobre como se prevenir do novo coronavírus também é missão do boletim do Coes.
O informativo disponibilizou as recomendações presentes em cartilha recém-lançada pelo comitê sobre como proceder para evitar a transmissão quando alguém em casa está infectado.
Entre elas, manter o isolamento social pelo período mínimo de 14 dias; utilizar máscara; depois de usar o banheiro, lavar as mãos com água e sabão e sempre limpar vaso, pia e demais superfícies com álcool ou solução de água sanitária para desinfecção do ambiente; separar toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para a pessoa contaminada; separar o lixo e descartá-lo e limpar com frequência maçanetas, sofás, cadeiras e outras superfícies de alto contato com solução de água sanitária ou álcool 70%.
SOBRE – O Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes) da UnB é vinculado ao gabinete da Reitoria e presidido pelo decano de Assuntos Comunitários (DAC), Ileno Izídio. O Coes tem elaborado ações de análise, orientação e prevenção e enfrentamento à covid-19 na Universidade, além de monitorar a situação da comunidade acadêmica. Acompanhe a atuação do comitê pelo boletim informativo semanal COES-COVID/UnB.
Leia mais:
>> Pesquisa quer entender fatores que influenciam o aumento de casos de covid-19 no DF
>> Série de webinários comemora os 20 anos da Expedição Humboldt
>> A UnB precisa de você para planejar a retomada do calendário acadêmico
>> HUB adota medidas para proteção dos trabalhadores
>> Webinário discute racismo estrutural pela ótica da geopolítica
>> Pesquisa da UnB analisa influências da pandemia nos planos de viagens dos brasileiros
>> Estudo analisa a qualidade de vida de recuperados da covid-19
>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação
>> Pesquisa da UnB mapeia manifestações neurológicas associadas ao Sars-CoV2
>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social
>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da covid-19
>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão