NOVIDADE

Estudantes deverão fazer autocadastro no sistema a partir desta sexta-feira (1º)

Processos acadêmicos da pós-graduação passarão a ser efetuados pelo Sigaa. Mudança trará maior facilidade para comunidade universitária. Arte: Luísa Reis/Secom UnB

Os estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade de Brasília (UnB) passarão a utilizar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) para matrícula, obtenção de menções e de certificados, assim como é feito desde 2020 nos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu da UnB. O Sistema de Pós-Graduação (SIPPOS), que era utilizado até então, foi descontinuado na segunda-feira (27).

Para Diana Pinho, diretora de Pós-Graduação (DIRPG/DPG), a maior mudança oferecida pelo sistema é o nível de acesso. "O sistema permite o acesso de todos os segmentos envolvidos na pós-graduação, como os estudantes, professores, técnicos administrativos e coordenadores de pós-graduação, além da comunidade externa, com um Portal Público que permite conhecer todos os PPGs [programas de pós-graduação] ofertados pela UnB e os editais, bem como possibilita a inscrição nos processos seletivos. O SIPPOS permitia apenas o acesso das secretarias e coordenadores dos PPGs”, detalha.

Núbia de Carvalho, servidora técnica da Faculdade UnB Ceilândia (FCE) que atua como secretária de curso desde 2000, avalia que a migração é 100% positiva. “A pós-graduação da UnB merece esse avanço tecnológico. O maior avanço será o acesso à informação e documentos pelos usuários e também a simplificação e otimização dos processos acadêmicos dos cursos stricto sensu”, avalia.

Apesar de a migração dos dados dos estudantes ser feita de forma automática de um sistema para o outro, será necessário que os estudantes realizem um cadastro para acessar o Sigaa. Esse processo poderá ser feito a partir desta sexta-feira (1º). Os manuais com orientações para cada público – coordenadores e secretários de curso, discentes e docentes – sobre a realização de procedimentos e sobre as funcionalidades disponíveis no Módulo Stricto Sensu podem ser acessados no menu Manuais da página www.projetosig.unb.br, no item Pós-graduação Stricto Sensu. Para outras informações, é possível enviar dúvidas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

>> Acesse os manuais

BENEFÍCIOS – Outros avanços que poderão ser percebidos pelos usuários do novo sistema é a facilidade de acesso a informações que antes eram solicitadas na Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) ou na secretaria de curso, como solicitações de prorrogação ou de trancamento de disciplina e as pendências para a conclusão do curso.

Além disso, para docentes e secretarias de curso, o Sigaa gera relatórios de gestão, destacando, por exemplo, a relação de cada estudante com o seu prazo de conclusão de curso e colocando em evidência os estudantes cujos prazos estão perto de expirar.

“O sistema trará mais autonomia para as atividades dos técnicos que atuam nas secretarias de pós-graduação. Com a integração de todas as informações, cria-se um canal para melhor atendimento aos estudantes. Os professores e coordenadores terão acesso direto a instrumentos para acompanhamento dos orientandos e a relatórios para a gestão do PPG”, reforça Diana.