INOVAÇÃO

Modernização implementada pelo Simplifica UnB vai evitar retrabalho e novas solicitações de processos e documentos

Manuais orientam sobre novos procedimentos para quem submete e para quem gerencia e autoriza pagamentos. Arte: Secom UnB

O pagamento para participação em eventos acadêmicos e para publicação de artigos em periódicos vai ficar mais fácil com novos procedimentos adotados pelo programa Simplifica UnB. A mudança vai facilitar a vida de quem submete e de quem gerencia e autoriza o pagamento. O novo passo a passo consta nos manuais elaborados para orientar quem necessita destes serviços.

>> Acesse o Manual para pagamento de inscrição em eventos acadêmicos

>> Acesse o Manual para pagamento de publicação de artigo em periódico

Os manuais oferecem orientações sobre os novos procedimentos a serem adotados em duas situações: quando os recursos das bolsas e auxílios são oriundos da própria UnB, e quando são repassados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O fluxo dos processos se diferencia de acordo com a fonte de financiamento.

A abrangência (nacional ou internacional) do evento ou do periódico científico também implica em variações no fluxo dos processos. Para informar de maneira simples e objetiva essas diferenças, os manuais oferecem checklists para cada caso.

Um dos principais problemas que os novos procedimentos vêm solucionar é a quantidade de devoluções de documentação e retrabalho por parte de quem solicita o pagamento. “Por uma falta de padrão na submissão do processo, eram gerados excessos de instâncias e loopings eternos de devolução. A principal ideia é padronizar e simplificar o fluxo”, explica Luciana Couto, diretora de Processos Organizacionais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPR/DPO), diretamente envolvida na implantação dos novos modelos.

A inclusão de formulários específicos no SEI, com informações adicionais de preenchimento e do arcabouço legal desses processos, é parte das medidas para facilitar o trabalho dos docentes, estudantes e técnicos, como destaca a decana de Administração, Rozana Naves. “Os processos de pagamento de publicação de artigos e inscrição em eventos, quando envolvem os serviços de pessoa jurídica, são de média complexidade porque se submetem à legislação vigente sobre contratações por dispensa de licitação”, completa.

Para o vice-reitor, Enrique Huelva, “a simplificação desses processos, no âmbito do Simplifica-UnB, vem não só tornar mais eficiente a gestão, deve também contribuir para os indicadores de pós-graduação, pois facilitarão a comunicação científica de nossas pesquisas em congressos e periódicos, nos níveis nacional e internacional".

É como também pensa a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter. “Os processos de simplificação representam um avanço da UnB no sentido de focar o resultado do produto acadêmico decorrente dos projetos, e não os meios utilizados. O Simplifica vem produzindo processos que são menos burocráticos e mais céleres, mas garantindo o cumprimento de normativos federais”, conclui.

CONHEÇA – Desde 2018, o Simplifica UnB promove inovações para facilitar trâmites burocráticos na instituição. Nos últimos anos, questões que só eram resolvidas pessoalmente foram dinamizadas por meio do digital.

diploma digitalas soluções do Peticionamento Eletrônico e os novos trâmites para a concessão de bolsas e auxílios a estudantes e pesquisadores são alguns exemplos de ações que já foram implantadas pelo programa.