EXCELÊNCIA

Pela primeira vez, Universidade de Brasília é classificada, neste ranking, em sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

UnB recebeu classificação em 7 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pela primeira vez. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília classificou-se em sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) avaliados pelo ranking Times Higher Education (THE) Impact 2023. Em 2022, a UnB havia sido ranqueada em quatro ODS. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (1º).

A Universidade manteve o primeiro lugar entre as 25 instituições federais relacionadas. Mesmo com um aumento de mais de 13% de instituições participantes no ranking mundial, a UnB manteve a posição 201-300 entre as 1.591 instituições avaliadas no mundo.

Os três ODS em que a UnB obteve a classificação inédita este ano são: Erradicação da pobreza; Redução das desigualdades; e Paz, justiça e instituições eficazes. Além disso, a UnB manteve a classificação nos ODS em que fora ranqueada em 2022: Parcerias e meios de implementação, Saúde e bem-estar, Educação de qualidade e Trabalho decente e crescimento econômico.

“É muito importante vermos a UnB com essa relevância nacional e internacional em um tema tão sensível e relevante quanto os ODS. São bons resultados que mostram o compromisso da nossa comunidade com a qualidade de ensino, pesquisa e extensão, mesmo com os inúmeros cortes orçamentários que sofremos nos últimos anos. O trabalho desenvolvido por DPO [Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional], BCE [Biblioteca Central] e FCI [Faculdade de Ciência da Informação] em mapear os dados dos ODS na UnB para o THE Impact foi extremamente competente, o que se reflete na classificação da nossa Universidade como a 1ª entre as federais do Brasil”, celebrou a reitora Márcia Abrahão.

A decana do DPO, Denise Imbroisi, destacou o empenho de estudantes, técnicos e docentes que participaram da coleta de dados. "Nosso ranqueamento é fruto de um trabalho coletivo, com envolvimento de diversas áreas da Universidade, o que demonstra o esforço da nossa comunidade. Muitas pessoas contribuíram para que a UnB fosse classificada em sete ODS. Agora, vamos atuar para melhorar ainda mais nossos índices acadêmicos e demonstrar o compromisso da instituição com os objetivos de desenvolvimento sustentável”, afirmou.

HISTÓRICO – O processo de ingresso no THE Impact começou em 2019, com o estudo feito pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), do DPO. Em 2020, a UnB reuniu especialistas de diferentes áreas da instituição em um grupo de trabalho para coletar as informações. No ano seguinte, a Comissão de Indicadores de Desempenho Acadêmico criou grupos temáticos de trabalho voltados para o ranking. Em 2022, a Universidade de Brasília passou a ser classificada.

No THE Impact Rankings, embora os números relacionados à pesquisa também sejam considerados, as análises levam em conta, principalmente, ações e políticas institucionais comprovadas por meio de evidências submetidas ao ranking. São analisados dados relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Para ser classificada, uma instituição precisa enviar evidências do ODS 17 (Parcerias e Meios de implementação) e pelo menos outros três, a sua escolha.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.