SUSTENTABILIDADE

Investimento de R$ 808,5 mil amplia o parque fotovoltaico da Universidade, que além de economizar na conta de luz, evita emissão de 11 toneladas de CO2 na atmosfera

Com a instalação da usina de energia solar na Uleg/FS, o parque fotovoltaico da UnB gera uma economia de R$ 1,8 milhão por ano na conta de luz da Universidade. Foto: Divulgação

A reitora Márcia Abrahão inaugurou, na última quinta-feira (7), a 16ª usina de energia solar da Universidade de Brasília. A planta está instalada na Unidade de Laboratório de Ensino de Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde (Uleg/FS). O equipamento tem capacidade de geração de 108kwp (kilo-watt-pico), com expectativa de economia de R$ 10,2 mil, por mês. Foram investidos R$ 808,5 mil, provenientes de recursos próprios.

Com a nova usina, o parque fotovoltaico da UnB passa a ter uma planta total de 1570 kWp, permitindo uma economia anual de R$ 1,8 milhão e evitando a emissão de cerca de 11 toneladas de CO² na atmosfera. “A Universidade tem sido um exemplo de sustentabilidade no Brasil. Estamos contribuindo para a redução de emissão de gás carbônico. Cada vez mais, temos que ter esse olhar sobre o que podemos fazer para tornar o mundo melhor. Com o equipamento, o prédio da Uleg/FS passa a ser, praticamente, autossustentável. A economia que estamos fazendo é incrível!”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

Inauguração do equipamento ocorreu em 7 de dezembro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Docente da Faculdade UnB Gama (FGA) e participante da elaboração e execução do projeto, Loana Velasco lembrou a recente conquista da UnB como a terceira universidade federal mais sustentável do país, segundo o QS World University Rankings: Sustentabilidade 2024, divulgado em 5 de dezembro.

“A UnB escolheu ser sustentável. Para isso, foram feitas ações em diversas áreas. Estamos colhendo os frutos dessa escolha. Nosso parque fotovoltaico é resultado de um projeto que tem a participação de estudantes da graduação e da pós”, salientou Velasco. A FGA é um campus de energia positiva: gera mais eletricidade do que consome. O excedente se reverte em crédito na conta de luz da UnB.