PATRIMÔNIO

Serviço deverá ser executado em até cinco anos, em 108 equipamentos de prédios residenciais da instituição

Ao todo, o investimento pode chegar a quase R$ 24 milhões, durante 5 anos. Além da modernização, os equipamentos receberão itens de acessibilidade. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Universidade de Brasília publicou, na terça-feira (23), edital para licitar uma empresa especializada em modernização de elevadores. São 108 equipamentos que precisam de uma modernização inédita, localizados em prédios residenciais da Asa Norte (quadras 205, 206 e 209) e da Colina. O investimento pode chegar a R$ 23.977.198,80 milhões, ao longo de cinco anos, conforme disponibilidade orçamentária. O pregão eletrônico será no dia 9 de maio, às 14 horas.

“São elevadores das décadas de 1970, 1980 e 1990, que nunca passaram por modernização. Queremos melhorar a qualidade de vida das nossas servidoras e dos nossos servidores, como também preservar e cuidar do patrimônio da Universidade de Brasília. Após um longo tempo de debate entre as equipes das Secretarias de Infraestrutura e de Patrimônio Imobiliário, do Decanato de Administração e da Prefeitura, além do apoio da Secretaria de Tecnologia da Informação, conseguimos finalmente lançar o edital de licitação. Considerando o detalhamento com que as equipes se dedicaram ao processo, e a competência dos técnicos da UnB, espero que o pregão seja um sucesso e a UnB inicie imediatamente os serviços mais urgentes”, afirma a reitora Márcia Abrahão.

Prédios nas quadras 205, 206 e 209 Norte e edifícios da Colina (foto) vão receber os serviços de modernização. Foto: Isa Lima/Secom UnB

A modernização proposta atualizará as normas de acessibilidade para que os elevadores não representem obstáculos para pessoas com deficiência, aumentando o tamanho das portas, por exemplo. “O serviço será feito sob demanda, conforme a disponibilidade do orçamento. Temos uma lista de prioridades e nossa expectativa é começar o quanto antes para dar tranquilidade aos moradores”, explica a secretária de Patrimônio Imobiliário, Dioney Magalhães.

A solução encontrada pela gestão leva em conta a idade dos equipamentos que não passaram por nenhuma modernização ao longo do tempo. “Temos um alto custo de manutenção, sendo mais sensato investir na modernização para reduzir despesas a longo prazo. Priorizamos a segurança e a acessibilidade dos usuários, e também fazemos uma gestão financeira eficiente”, pontua a secretária.

COMO PARTICIPAR – O edital pode ser acessado neste link. Os interessados em participar da licitação podem optar por realizar vistoria prévia, a ser agendada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (61) 3107-3775. O prazo para vistoria vai até o dia útil anterior à data prevista para a abertura da sessão pública.