
Os professores Marutschka Moesch e Luiz Carlos Spiller estarão à frente do Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB) nos cargos de diretora e vice-diretor para mais um mandato de quatro anos (2025-2028). A cerimônia de posse ocorreu nesta terça-feira (18) no Auditório da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.
“Esse momento só é possível por vocês”, disse Marutschka em agradecimento à comunidade do CET pelo apoio e esforço de construção coletiva. “Todos nós somos nômades, e nesse deslocamento no trajeto nômade, há o espaço sedentário, denso, sólido, fixo do acolher e temos o desafio de ensinar, trabalhar e discutir o acolhimento; numa sociedade distópica como vivemos, o acolher cada vez mais se torna um ato científico, e nesse acolher está a hospitalidade”, citou.
A gestora destacou desafios relacionados a melhorias de infraestrutura, no ensino e no acolhimento de alunos – e, atualmente, de alunos com mais de 60 anos. E reafirmou o turismo como área de conhecimento, além da importância da interdisciplinaridade para os estudos. “Nosso compromisso é repensar as matrizes do pensamento sobre turismo e hospitalidade, tornar visível para a maioria da sociedade o direito ao lazer, ao prazer, à qualidade de vida, à natureza intocável ou reconstituída, transpor o pensamento binário entre turismo mercadoria e turismo experiência de vida, desenvolver os territórios para envolver as pessoas em outro projeto de vida.”
O vice-diretor Luiz Carlos Spiller agradeceu a parceria da professora Marutschka, demais servidores, alunos e comunidade. “A gente quer continuar trabalhando junto com a reitoria, com a UnB, para fazer a partir do turismo toda uma construção importante para transformação daquilo que a gente acredita, que é a melhora da sociedade humana e da qualidade de vida pelo turismo”, disse.
A reitora Rozana Naves parabenizou os gestores e reiterou o processo coletivo de gestão. “Penso que os centros têm a peculiaridade de trazer à tona a missão da Universidade na sua essência, porque são a expressão máxima dessa interação entre docentes, discentes e técnicos. Os centros propiciam essa interação muito mais do que a rotina diária das unidades acadêmicas, porque quase sempre as unidades tendem a uma fragmentação disciplinar, quer seja por subáreas do conhecimento ou temas de pesquisas”, pontuou.
PERFIS – Graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Marutschka Moesch é especialista em Educação, mestre e doutora em Comunicação Social, com pós-doutorado em Ecossistemas Turísticos. Dirigiu, entre os anos de 1999 e 2004, o órgão oficial para promoção do turismo na cidade de Porto Alegre (RS), a Porto Alegre Turismo.
É professora no CET desde 2011, onde pesquisa temas relacionados a epistemologia, metodologias de pesquisa, educação e qualificação em turismo, políticas públicas e planejamento em turismo. É líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Turismo. Em 2018, foi eleita pesquisadora destaque pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (Anptur).
O arquiteto Luiz Carlos Spiller é mestre em Antropologia Social e doutor em Engenharia Civil pela Universidade Estadual da Campinas (Unicamp). Atuou no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, no Núcleo Interdisciplinar para a Melhoria do Ensino da Ciência na Unicamp e como suplente no Conselho de Desenvolvimento do Turismo no DF.
Desde 2011, é professor no CET, onde, entre outros projetos, participou da elaboração de diretrizes para a Política Nacional de Qualificação em Turismo e de Cartilha de Plano Diretor Orientado ao Turismo. Trabalhou na criação e implantação do Observatório do Turismo no DF e na elaboração de conteúdo EAD para formação dos voluntários da Copa do Mundo FIFA 2014. É membro do Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Turismo (NPPTur) e também atua no grupo de pesquisa Cidades e Patrimonialização.