A tarde desta quinta-feira (19) foi marcada por homenagens em reconhecimento à dedicação de 82 servidores – docentes e técnico-administrativos – que completaram 25 anos de serviços prestados à UnB. Os agraciados nesta edição do Prata da Casa, que aconteceu no Centro de Excelência em Turismo (CET), atingiram a marca entre abril de 2016 e março de 2017, ou já haviam alcançado o feito, anteriormente, sem serem contemplados.
Eles receberam a honraria pelas mãos da reitora Márcia Abrahão e do decano em exercício do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), Fábio do Vale. "Vocês são a nossa prata e o nosso ouro. Neste dia, não é a Universidade que homenageia vocês, ela se sente homenageada pela presença e pelo trabalho ao longo destes 25 anos", disse a reitora. "Num momento em que a instituição sofre efeitos da crise política e econômica, vocês representam nossa esperança", complementou, afirmando que os servidores abrilhantam a UnB.
O decano Fábio do Vale reiterou ser um privilégio para a instituição contar com profissionais dedicados. “Me sinto imensamente honrado por vocês estarem aqui hoje, e em poder reconhecê-los como Prata da Casa, há 25 anos ajudando a construir a Universidade de Brasília”, declarou.
Uma das homenageadas, a assistente em administração Fátima Pereira, lotada atualmente no Hospital Universitário, disse estar lisonjeada. “Eu fiquei feliz, porque uma homenagem é sempre uma coisa muito importante na vida da gente. Para mim foram ótimos esses anos dentro da UnB. É um lugar muito bom para trabalhar.”
No início da solenidade, o hino nacional brasileiro foi executado pelo maestro e professor homenageado David Junker, que cantou acompanhado do flautista Pedro Jorge. A cerimônia foi um momento de confraternização e alegria, no qual colegas e familiares de servidores puderam prestigiá-los.
Amilton Alves, servidor aposentado da Secretaria de Comunicação (Secom), conta como é válida a homenagem aos trabalhadores da instituição.
“São pessoas que dedicam sua vida à Universidade, que trabalham pela instituição e estão sempre desenvolvendo projetos”, disse. "Durante esses anos, pude perceber o quanto a UnB ainda tem para melhorar, o quanto precisa valorizar seu quadro profissional. Mas é bom ver que a instituição tem seguido esse caminho”, observou.
Em meio à satisfação pelo reconhecimento, o assistente em administração do Programa de Pós-Graduação em Direito Valgmar Lopes também destacou a necessidade de ações estimulantes para a carreira dos servidores.
“A Universidade poderia investir mais em questões ligadas à graduação de alguns profissionais, que são técnicos de nível médio e não têm acesso ao ensino superior. É bom termos editais de mestrado abertos, mas é preciso ser mais abrangente, para que o servidor se sinta incentivado a vestir a camisa e permanecer na instituição”, considera.
PRATA DA CASA – Criado em 1999, o evento homenageia, ano após ano, servidores que completam duas décadas e meia de dedicação à Universidade de Brasília. A cerimônia é promovida pela Reitoria com organização e realização da Diretoria de Capacitação, Desenvolvimento e Educação (Dcade/DGP).
*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.