O enfrentamento à pandemia de covid-19 fez com que a Universidade tomasse diversas medidas para garantir a segurança da comunidade acadêmica. Agora, perto do fim do semestre letivo, é hora de avaliar o desempenho do planejamento que foi posto em prática. Para isso, o Subcomitê de Pesquisa Social do Comitê de Coordenação das Atividades de Recuperação (Ccar) realizará um novo levantamento de informações para entender o que precisa ser melhorado e o que foi satisfatório durante a realização das atividades remotas emergenciais.
“A pesquisa é encomendada pelo Ccar para fazer uma avaliação de como foi esse semestre. Como nós tínhamos, lá atrás, feito um planejamento do semestre, é importante agora ter uma pesquisa para avaliarmos se as expectativas das pessoas foram contempladas, quais problemas surgiram, quais desafios foram enfrentados. Inclusive é a forma de sabermos as coisas que, possivelmente, não tinham sido antecipadas”, destacou Lúcio Rennó, professor do Instituto de Ciência Política (Ipol) e coordenador do Subcomitê de Pesquisa Social do Ccar.
>> Confira aqui: Pesquisa traça perfil socioeconômico inédito da comunidade universitária
A ideia é também atualizar dados socioeconômicos, demográficos e de saúde dos membros da comunidade acadêmica, além de levantar informações sobre a utilização de tecnologias de ensino e aprendizagem. O Subcomitê de Pesquisa Social conta com um grupo interdisciplinar que possui vasta experiência em levantamentos de dados, principalmente, opinião pública; desenvolvimento e aplicação de questionários; e análise. Para Lúcio, os dados que serão colhidos poderão auxiliar no planejamento do segundo semestre.
“As avaliações de discentes, docentes e técnicos sobre o semestre nos ajudarão a entender como melhorar a experiência para o próximo semestre. Talvez identifiquemos que devemos oferecer mais cursos de formação – para capacitar professores e alunos –, talvez observemos a necessidade de apoiar com equipamentos, que possam ainda ser desafio para alguns, ou situações de internet”, completou o coordenador do Subcomitê.
Assim como na primeira rodada da pesquisa, realizada em julho, nesta segunda análise questionários serão aplicados on-line nos três segmentos universitários. Para docentes e técnicos administrativos, o link para acesso foi disparado por e-mail nesta segunda-feira (7). Estudantes deverão registrar seus e-mails no site https://questionarios.unb.br/index.php/358886 para receberem o questionário. Há também um link público onde estão disponíveis os três formulários. O prazo para envio das respostas vai até 10 de fevereiro.
>> Acesse aqui os questionários para estudantes, docentes e técnicos administrativos
RESULTADOS DO PRIMEIRO FORMULÁRIO – O primeiro formulário aplicado traçou o perfil socioeconômico da comunidade universitária, com o objetivo de avaliar condições e situações daqueles que fazem parte do cotidiano da UnB. Em seis semanas, o Ccar finalizou a elaboração do questionário, o trabalho de campo e a análise dos dados obtidos. Foram coletados 25.897 formulários respondidos por docentes, técnicos e discentes de graduação e de pós-graduação. A análise dos dados pode ser encontrada na página da pesquisa no repositório Covid-19 UnB em Ação.
*Matéria atualizada em 18 de dezembro, em função da prorrogação do prazo de resposta à pesquisa
Leia também:
>> Apoio institucional: estudantes seguem produção de conhecimento durante semestre letivo remoto
>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre
>> Fórum avalia reorganização institucional decorrente da pandemia de covid-19
>> Programa de extensão lança campanha de Natal para fomentar a solidariedade em tempos de pandemia
>> Técnicos da UnB contribuem para manter a UnB ativa em tempos de pandemia
>> Cerimônia marca recondução de reitora e vice-reitor a novo mandato
>> Secretaria de Meio Ambiente apresenta resultados ao Conselho de Administração
>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo
>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19
>> Cientista político e cofundador do Ceam, Nielsen de Paula Pires é novo emérito da UnB
>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia
>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA
>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019
>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados
>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você
>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19
>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19
>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus
>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19
*matéria editada em 15 de janeiro de 2021 para informar prorrogação do prazo de respostas da pesquisa.