Nesta quarta-feira (10), a UnB inaugurou obra de acessibilidade na Faculdade de Ciência da Informação (FCI). Foram instaladas duas plataformas, sendo uma inclinada, vencendo o desnível da porta de acesso ao térreo, e um elevador para chegar ao mezanino. A reforma adequa o acesso principal da faculdade às normas elaboradas pelo Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT NBR 9050).
O diretor da FCI, Renato Tarciso de Sousa, contou que, por diversas vezes, alunos com deficiência ou necessidades específicas precisavam entrar na faculdade pela Biblioteca Central, pois não conseguiam utilizar a entrada principal e o mezanino, acessados por escadas. “Hoje tenho vontade de procurar essas pessoas e dizer que finalmente isso foi resolvido. Não faria sentido assumir a gestão da direção se não fosse para transformar essa faculdade em um lugar mais inclusivo e igualitário”, afirmou.
A reitora Márcia Abrahão também comemorou a inauguração. “Por décadas, tivemos a faculdade nesse espaço sem dar condições para pessoas com mobilidade reduzida chegarem aqui. A demanda por essa obra é antiga e era um desafio, mas finalmente podemos estar aqui para comemorá-la. Temos avançado muito na área de direitos humanos, incluindo a acessibilidade. A UnB está determinada a ser exemplo de inclusão no Brasil”, disse.
Para a diretora de Acessibilidade da UnB, Sinara Zardo, o tema deve ser uma preocupação de toda a comunidade da UnB. “A acessibilidade é um direito e vai além das questões arquitetônicas. Felizmente a Universidade avança muito na questão da inclusão.”
A obra de adequação, realizada pela empresa Gennesis Engenharia e Consultoria, foi contemplada nos Planos de Obras de 2019 e licitada em 2020. O custo total foi de R$ 200.452,26. O secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, ressaltou a ampliação do parque construído, por meio da construção de novos edifícios, e a requalificação dos espaços existentes. “A obra na FCI consiste na possibilidade de acesso, com segurança e autonomia, de toda comunidade acadêmica nas dependências da faculdade.”
ACESSIBILIDADE – Em 2019, a Resolução do Conselho de Administração (CAD) 050/2019 aprovou a Política de Acessibilidade da Universidade de Brasília. A Diretoria de Acessibilidade (Daces) da UnB estabelece políticas constantes de atenção às pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas. O objetivo é assegurar a plena inclusão desses estudantes na vida universitária e garantir condições para o desenvolvimento acadêmico por meio da consolidação de uma rede de apoio na Universidade e da segurança de uma prática cidadã.
Leia também:
>> UnB lança edital para Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior
>> UnB publica edital do XIII Seminário de Extensão Universitária do Centro-Oeste
>> Nova diretoria do Instituto de Física toma posse
>> UnB faz balanço positivo da 74ª Reunião Anual da SBPC
>> Universidade cria Comissão Permanente de Infraestrutura
>> UnB instala postes com botão para comunicação direta com Central de Segurança
>> Grande nome da biologia, Cleber José Rodrigues Alho torna-se professor emérito da UnB
>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19
>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial