AMPLIAÇÃO E MELHORIAS

Saúde, agronomia, medicina veterinária, biotecnologia serão algumas das áreas beneficiadas com o novo parque de edificações

O primeiro local visitado pela equipe da CPInfra foi o Centro de Pesquisa em Primeira Infância. O espaço vai promover pesquisadores e projetos multidisciplinares relacionados . Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

Há um grande canteiro de obras no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília: nove edificações estão sendo erguidas para abrigar atividades de diferentes áreas do conhecimento. Na quinta-feira, 7, a Comissão Permanente de Infraestrutura, criada pelo Conselho de Administração (CAD), visitou cinco desses prédios para fiscalizar o andamento das obras.

“Propusemos a criação da Comissão Permanente de Infraestrutura para melhorar esse aspecto que é tão sensível na nossa Universidade e no serviço público em geral. Uma das atribuições dessa comissão é acompanhar as obras que estão em curso e isso tem acontecido periodicamente. A comissão é bastante atuante”, afirmou a reitora Márcia Abrahão.

O grupo visitou o Centro de Pesquisa em Primeira Infância, que passou por atrasos durante a pandemia, mas foi retomada em 2023. O Centro foi projetado como um espaço de coworking para promover interação entre pesquisadores e projetos multidisciplinares.

A nova sede do IdA, que tem 5 mil metros quadrados, era um pedido antigo da comunidade do Instituto. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

Em seguida, a comissão visitou a obra da creche pública, que está em fase de acabamento. “Não vejo a hora de ver esse espaço cheio de crianças”, disse a reitora, ao visitar um dos banheiros equipados com peças sanitárias em tamanho adequado para os pequenos.

A próxima parada foi a Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação (Uleg) da Faculdade de Medicina (FM), que tem 2,2 mil metros quadrados e dois pavimentos, com nove laboratórios, uma sala de informática e uma sala multiuso. O diretor da FM, Gustavo Romero, acompanhou a visita. “Sempre passo aqui para ver como anda a obra. Estamos contando os dias para ocupar os laboratórios e esperamos fazer isso em breve.” Na Uleg/FM, o piso já está completamente instalado, as bancadas estão prontas. A obra deve ser inaugurada em março de 2024.

A diretora do Instituto de Artes (IdA), Fátima Santos, tem acompanhado de perto a construção do prédio de mais de 5 mil metros quadrados destinado ao IdA e participou da visita. “Esse prédio é um sonho para a nossa comunidade. Pela primeira vez, teremos um espaço adequado para as Artes na UnB”, comemorou.

Ao lado do Hospital Veterinário para Animais de Pequeno Porte (HVetinho) está sendo erguido um prédio de mais de 5 mil metros quadrados para a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV). O estacionamento e a concretagem das estruturas estão em fase final. Já o Laboratório de Geocronologia, obra que foi retomada em 2019, ainda enfrenta atrasos. O diretor do Instituto de Geociências, Welitom Borges, acompanhou a Comissão na visita ao espaço.

“Algumas obras estão dentro do esperado e outras, com atraso. Por isso, é fundamental que a gente acompanhe de perto, além de todo o trabalho competente e cuidadoso da Secretaria de Infraestrutura da UnB. Ano que vem, esperamos inaugurar espaços novos para a nossa comunidade continuar fazendo ensino, pesquisa e extensão de excelência e com forte compromisso social”, disse a reitora.