DE OLHO NA PANDEMIA

Ações para planejamento da retomada do calendário acadêmico e de solidariedade também são destaque no informativo semanal

Boletim traz atualizações sobre iniciativas da UnB de combate à covid-19. Imagem: Reprodução

 

O Brasil já está no quarto mês de avanço da pandemia da covid-19 e ainda sem perspectivas de melhora da situação de saúde. A oitava edição do boletim do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (Coes) mostra que o país continua em segundo lugar em número de casos da doença, atrás apenas dos Estados Unidos.

 

O informativo semanal traz um panorama da evolução da epidemia no mundo entre 29 de junho e 3 de julho, além das ações conduzidas pela Universidade de Brasília, ao longo daquela semana, para enfrentamento à covid-19. Na Índia, a pandemia também começa a preocupar devido ao tamanho da população e ao sistema de saúde precário. Enquanto isso, Espanha e Portugal reabrem suas fronteiras. No Brasil, a doença se alastra mais rapidamente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

 

>> Leia na íntegra a oitava edição do boletim do Coes

 

Uma boa nova é que UnB será um dos polos de testes no Brasil de uma vacina contra a covid-19 produzida por empresa chinesa. O presidente do Coes e decano de Assuntos Comunitários (DAC), Ileno Izídio, vê com bons olhos a participação da instituição na iniciativa. “Ter a Universidade de Brasília participando da testagem da terceira fase da vacina chinesa, por meio da Faculdade de Medicina (FM) e do Hospital Universitário de Brasília (HUB), reafirma não só sua importância entre as maiores unidades de pesquisa na área, como também a coloca no protagonismo do conhecimento e da agilização da tão esperada vacina."

O presidente do Coes, Ileno Izídio, ressalta protagonismo da UnB na realização de testes de vacina contra a covid-19. Foto: Julio Minasi/Secom UnB

 

A oitava edição do boletim chama atenção para a possibilidade de algumas regiões administrativas do Distrito Federal decretarem lockdown, devido à indisponibilidade de equipes de intensivistas, exames, equipamentos, medicamentos e leitos clínicos e hospitalares em condições de atender o aumento da demanda por tratamento de pacientes com covid-19. Com a abertura gradual dos serviços no DF, alvo de disputas jurídicas, é provável que o número de casos aumente e mais pessoas precisem de cuidado.

 

QUESTÕES INTERNAS – A manutenção dos banheiros da Universidade, feita pela Coordenação de Administração Predial da Prefeitura da UnB (CAP/PRC), segue a pleno vapor, e agora somente 22% dos banheiros precisam de revisão. Os demais já estão prontos para serem usados com segurança, e possuem dispensers para sabonete e pias funcionando.

 

Outro trabalho tem sido desempenhado para dar segurança aos técnicos, docentes, estudantes e profissionais que ainda necessitam frequentar os campi para executar atividades essenciais e projetos que demandem trabalho presencial.

 

O Subcomitê de Gestão de Pessoas (SGPC), junto à Coordenadoria de Engenharia de Segurança do Trabalho do Decanato de Gestão de Pessoas (Cest/DGP), iniciou as inspeções de saúde e segurança do trabalho nos ambientes laborais em funcionamento e espaços que têm desenvolvido atividades para o enfrentamento da pandemia.

 

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

 

A possibilidade de volta às aulas em modo remoto continua sendo estudada pela Universidade. Os decanatos de Ensino de Graduação (DEG), de Extensão (DEX), de Pós-Graduação (DPG) e de Pesquisa e Inovação (DPI) estão avaliando a possibilidade de oferta de disciplinas on-line, com a adoção da plataforma Moodle Aprender, e verificando as condições de acesso à internet pelos estudantes.

 

No dia 2 de julho, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) realizou reunião para avaliação das propostas oriundas das unidades acadêmicas quanto às atividades remotas. Elas foram consolidadas em uma minuta de resolução sobre a retomada do calendário acadêmico. Nova reunião aconteceu nesta quinta-feira (9).

 

Outra novidade é que o Subcomitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial do Coes se tornou parceiro do Ambulatório de Práticas Terapêuticas Integrativas e Complementares em Saúde do Hospital Universitário (HUB). Durante a pandemia da covid-19, o ambulatório tem oferecido práticas a profissionais da Unidade de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Usrag). Em junho, 35 deles receberam atendimento em acupuntura.

  

Na semana passada, o projeto Cartas Solidárias, também promovido pelo Subcomitê de Saúde Mental e Apoio Psicossocial, entregou mensagens aos profissionais do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) que limpam as ruas de Brasília.

 

A iniciativa continua a estimular o reconhecimento daqueles que estão na linha de frente do combate à covid-19, com palavras de solidariedade. A comunidade acadêmica pode enviar sua carta para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

No app Doarti é possível encontrar os caminhos para aderir à campanha UnB Solidária. Imagem: Divulgação

 

O boletim Coes informa ainda sobre o lançamento da campanha UnB Solidária. A iniciativa está arrecadando máscaras para a comunidade universitária e tablets para os hospitais, com intuito de auxiliar na comunicação entre pacientes isolados e suas famílias. A doação dos itens pode ser realizada pelo aplicativo Doarti, desenvolvido por professores e estudantes da UnB, além de profissionais do mercado, para facilitar a interação entre doadores e entidades filantrópicas.

 

Para baixar a ferramenta, basta acessar link criado pela Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu) e clicar em Baixe o Doarti. Ao acessar o app, procure por UnB Solidária para saber os pontos de coleta. Em breve, a Secretaria de Comunicação produzirá material exclusivo sobre essa iniciativa.

 

SOBRE – As edições do boletim informativo podem ser acessadas pelo repositório digital Covid-19 UnB em Ação. A publicação semanal é organizada pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 (Coes) da UnB, vinculado ao gabinete da Reitoria. O Coes tem elaborado ações de análise, orientação e prevenção e enfrentamento à covid-19 na Universidade, além de monitorar a situação da comunidade acadêmica.

 

 

Leia mais:

>> Reitora conversa com estudantes sobre retomada das atividades

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

>> Reitoria volta a discutir retomada do calendário com diretores

>> Cepe discute resolução sobre a retomada do calendário acadêmico

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão   

>> Site pretende ajudar produtores de orgânicos que tiveram vendas afetadas pela pandemia

>> Município mais indígena do país combate covid-19 com apoio da Sala de Situação da UnB

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da covid-19

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

>> UnB cria solução tecnológica para viabilizar retorno às aulas na rede pública do DF

>> Pesquisa coordenada pela UnB vai desenvolver teste rápido e barato para covid-19

>> Pesquisadores apresentam máquina que descontamina máscaras N95

>> UnB integra polo de manutenção de respiradores

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> Entenda o que é fato sobre a volta às aulas na UnB

>> Estudantes terão apoio institucional para eventual retorno às atividades acadêmicas em modo remoto

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da covid-19

>> Coletivo da UnB divulga informações sobre a covid-19 à população em situação de rua 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave