ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselheiros e entidades representativas dos três segmentos farão espécie de vigília no aguardo da nomeação da reitora Márcia Abrahão para mais um mandato

Colegiado também aprovou continuidade da atuação da Funape em projetos junto à UnB. Imagem: Reprodução

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília aprovou, em reunião na última sexta-feira (6), estado permanente de mobilização, no aguardo da nomeação da reitora Márcia Abrahão para mais um mandato. A gestora venceu, em agosto, a consulta informal à comunidade acadêmica e encabeçou a lista tríplice constituída pelo Consuni e enviada ao Ministério da Educação em setembro. No colegiado, ela recebeu 96% dos votos. A expectativa é que a nomeação ocorra até 21 de novembro, quando se encerra o primeiro mandato da reitora.

>> Relembre: Consuni aprova lista tríplice para a próxima gestão da UnB

A proposta de mobilização permanente partiu do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães e teve apoio de outras três entidades: Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) e Associação dos Pós-Graduandos da UnB (APG). Também foi aprovada por aclamação no Consuni.

Com o estado permanente de mobilização, toda a estrutura da Universidade está formalmente mobilizada, por determinação do colegiado máximo da instituição. Na prática, isso significa mais atenção e agilidade para agir diante de medidas relacionadas à nomeação. "A ideia é estarmos com o máximo de atenção para que tenhamos resposta rápida a qualquer ato relacionado à Universidade, para que tomemos as eventuais medidas políticas e jurídicas cabíveis", detalhou o professor Alexandre Bernardino, representante da ADUnB.

Mobilização de entidades prevê ato nesta quarta (11). Arte: ADUnB

"O estado permanente de mobilização busca garantir que a nossa escolha seja respeitada. O governo deixou de nomear o primeiro colocado da lista tríplice em 38% das indicações feitas por universidades até agora. Precisamos garantir que isso não aconteça aqui", frisou a estudante Cintia Isla, coordenadora-geral do DCE. Com a aprovação, os canais institucionais da Universidade (portal, UnBTV e redes sociais) passam também a se engajar na mobilização.

A reitora esclareceu que o processo está correndo de maneira tranquila, dentro da normalidade. Ela aproveitou para agradecer o apoio recebido de autoridades de fora da UnB.

"Recebemos o apoio integral da bancada do DF no Congresso; de todos os 24 deputados distritais; do governador Ibaneis Rocha; da vice-líder do governo na Câmara, deputada Greyce Elias; e da deputada federal pelo Paraná Luisa Canziani, muito ligada ao tema da educação. Quero agradecer a todos publicamente por acreditarem no trabalho da UnB", ressaltou.

FUNAPE – Na reunião, os conselheiros aprovaram a autorização para que a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) continue atuando em projetos junto à Universidade. A apreciação do tema foi feita depois do parecer de uma comissão que analisou a prestação de contas da Funape feita à Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro), vinculada ao Consuni. Na avaliação, a comissão, presidida pelo diretor do Instituto de Geociências, José Eloi Campos, destacou o expressivo aumento nos recursos captados pela Funape e ausência de reclamações de coordenadores de projetos sobre o trabalho da fundação.

"A Funape tem conseguido ampliar a arrecadação por meio de projetos de pesquisa. Acho a concorrência dela com a Finatec [Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos] extremamente salutar para a Universidade", mencionou a reitora Márcia Abrahão. "Também não há dúvidas sobre a credibilidade do trabalho da Capro e de seus membros", acrescentou.

O Consuni aprovou, ainda, a homologação de novas indicações de membros para o Conselho Comunitário da UnB: Adriano Borges Alves e Vanessa Negrini, como membros titular e suplente, respectivamente, na condição de representantes da Central de Movimentos Populares; e Leandro Cruz Fróes da Silva e Tiago Cortinaz da Silva, como membros titular e suplente, respectivamente, representantes da Secretaria de Estado de Educação do DF.

Foram aprovadas também as outorgas de título de Doutor Honoris Causa ao docente Randy Wayne Schekman; de Mérito Universitário aos servidores Armando Braga e David Pereira de Castro; e de Professor Emérito ao docente Gustavo Lins Ribeiro.

Confira a íntegra da 474ª reunião do Conselho Universitário (Consuni):