INGRESSO

Pioneira, Universidade de Brasília vai ofertar 216 vagas em 60 cursos de graduação

Aprovados na primeira edição do processo seletivo 60mais na UnB deram início aos seus cursos em março de 2024. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Com a aprovação unânime da resolução que institui semestralmente o processo seletivo 60mais na Universidade de Brasília, está previsto para o dia 26 de abril a publicação do edital da segunda edição. Neste certame, serão ofertadas 216 vagas em 60 cursos para ingresso no segundo semestre de 2024.

“A primeira edição que realizamos, em janeiro deste ano, mostrou que o processo seletivo foi uma decisão muito acertada da gestão. Queremos uma Universidade cada vez mais diversa, inclusiva e democrática”, afirma a reitora Márcia Abrahão.

De acordo com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), as inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 30 de abril até 15 de maio, e poderão ser realizadas presencialmente no DEG, campus Darcy Ribeiro, e no Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte.

A UnB foi pioneira na inclusão de pessoas com 60 anos ou mais. Um levantamento realizado pela Diretoria de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação (Dieg/DEG) mostrou que apenas uma universidade federal já havia feito um processo parecido, mas com apenas 11 vagas ofertadas.

A primeira edição do vestibular 60mais recebeu um total de 3.014 inscrições. “Os estudantes tiveram a oportunidade de ingressar em cursos nas áreas de humanas e exatas com uma quantidade de vagas além do esperado”, diz a diretora da Dieg/DEG, Thaís Lamounier.

O processo seletivo 60mais é um desdobramento da Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão (PESPC), aprovada pela Câmara de Direitos Humanos (CDH). “Todas essas iniciativas são parte de uma preocupação em consolidar as instâncias ligadas aos direitos humanos, a criação da Secretaria de Direitos Humanos, a aprovação da Política de Direitos Humanos, entre outras”, explicou a reitora.