PARCERIA

Um dos objetivos traçados é colaborar para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e otimizar o serviço público oferecido à população

O TED assinado pela reitora Márcia Abrahão e pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, totaliza R$ 3,2 milhões. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, e o secretário-executivo do Ministério da Saúde (MS), Swedenberger Barbosa, assinaram um Termo de Execução Descentralizada (TED) para apoiar o desenvolvimento e a implementação de um modelo de monitoramento e avaliação de programas e projetos de cooperação técnica nacional e internacional da pasta. Os recursos destinados para a execução do termo somam R$ 3,2 milhões. A cerimônia de celebração ocorreu na quarta-feira (10), no Salão de Atos da Reitoria.

“Nós temos as principais secretarias que compõem o Ministério da Saúde em parceria com a UnB, e não é por menos: significa o reconhecimento da excelência da Universidade. Tenho muito orgulho!”, comentou o secretário-executivo do MS, Swedenberger Barbosa. Ele explicou que o projeto busca aprimorar a organização da gestão pública, a fim de torná-la mais eficiente nas entregas à população.

A reitora Márcia Abrahão aproveitou o momento para lembrar da assinatura de contrato em parceria com o Ministério da Saúde, que garantiu a finalização da obra do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e do Centro Internacional de Bioética (CIBH). “Fico feliz de presenciar mais uma cooperação entre a UnB e o Ministério da Saúde. Para nós, é uma chance de contribuir no aprimoramento dos serviços oferecidos pela saúde pública. Essa ação demonstra todo nosso cuidado não apenas na formação de profissionais muito bem capacitados, mas para que tudo aquilo que é produzido dentro do ambiente acadêmico seja sempre em prol da nossa sociedade”, destacou.

O termo, com vigência de 24 meses, é celebrado no contexto de reestruturação regimental do Ministério da Saúde, em que a Coordenação Geral de Monitoramento, Avaliação e Gestão Estratégica da Informação de Projetos e Cooperações foi instituída. O projeto vai realizar análise e desenvolvimento de boas práticas e metodologias, no intuito de implementar os resultados em unidades ministeriais.

O desenvolvimento de competências na gestão de projetos engloba as principais áreas de atuação da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face) e garante troca mútua de conhecimentos e serviços. “Temos a chance de fazer uma pesquisa cuja demanda é real e que ajuda no desenvolvimento e no crescimento científico do Brasil e do Distrito Federal”, comemorou o diretor da Face, José Márcio Carvalho.

Para o diretor do Centro de Estudos Avançados de Governos e Administração Pública (Ceag/Face/UnB), Luiz Guilherme de Oliveira, a parceria é uma oportunidade de “trazer todo o ecossistema da Universidade para dentro do projeto”. Ele contou que o trabalho desenvolvido pelo Ceag tem como um dos objetos de estudos as ciências sociais aplicadas e que as metodologias empregadas permitem a participação de docentes e discentes dos quatro campi, da pós-graduação e de empresas juniores.

Também estiveram na cerimônia a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, a decana de Extensão, Olgamir Amancia, o decano-substituto de Administração, Jeremias Arraes, a coordenadora do Projeto Estruturação e Monitoramento na Gestão Estratégica de Projetos e Cooperações do MS, Doriana Daroit, o diretor do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde (Decoop) da Secretaria Executiva do MS, Pedro Ivo Sebba, o coordenador-geral de Monitoramento, Avaliação e Gestão, Renato Cardoso, o coordenador-geral de Cooperação Técnica em Saúde, Max Nóbrega, e o coordenador-geral de Programas de Desenvolvimento em Saúde, Glauber Luiz Rezende.