AMPLIAÇÃO DE VAGAS

Discussão sobre abertura de novo turno na Faculdade UnB Ceilândia foi retomada em encontro da administração superior com movimentos sociais

Demanda por criação de cursos noturnos será encaminhada ao conselho da FCE. Imagem: Reprodução

 

Uma antiga demanda dos moradores de Ceilândia voltou à pauta de reivindicações na tarde desta segunda-feira (29). Em reunião on-line com representantes de movimentos sociais, a reitora Márcia Abrahão prometeu esforço para tirar do papel a criação do turno da noite na Faculdade UnB Ceilândia (FCE): "Temos todo interesse em ampliar as vagas de acesso à população de Ceilândia. Para isso, precisamos trabalhar de mãos dadas com a população".

 

A reitora frisou a importância de uma definição dos cursos a serem ofertados, com a participação efetiva da comunidade. "Antes de tudo, precisamos definir com clareza as demandas. Depois disso, vamos nos organizar para montar um projeto que torne esse desejo possível e viável, com as necessárias negociações políticas, tanto em nível local como na esfera nacional."

 

A estudante Lívia Kelly, do Centro de Ensino Médio 02, disse que muitos dos seus colegas sonham em estudar à noite na Universidade de Brasília. "Quando a gente passa de ônibus e vê a UnB, nossos olhos brilham. Com a opção do noturno, poderíamos trabalhar, já que isso faz parte da realidade de muitos aqui", detalhou. Segundo ela, uma pesquisa informal apontou os cursos de Letras, Jornalismo e Arquivologia na preferência estudantil.

 

O decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, ressaltou a necessidade de qualificação na demanda para que o projeto possa ser devidamente encaminhado às instâncias superiores. "Só conseguiremos ver o andamento do projeto se tivermos clareza e objetividade. Quais cursos? Para que público? Assim, podemos defender a ideia com bom embasamento", pontuou o decano.

 

Representante da Associação Movimento Pró-Universidade Pública de Ceilândia (Amopuc), Eliceuda França comprometeu-se a entregar no menor prazo possível diagnóstico sobre reais necessidades e desejos dos estudantes. "Já é maravilhoso termos o campus da UnB aqui. Agora, vamos continuar essa luta antiga para vê-lo funcionar à noite", afirmou ela.

 

O diretor da FCE, João Paulo Chieregato, e a vice-diretora, Laura Davison Mangilli, comprometeram-se a dar encaminhamento ao projeto junto ao conselho da Faculdade. "Sabemos que isso irá requerer, por exemplo, novas instalações, particularmente se forem cursos ainda não oferecidos na Ceilândia", ponderou Chieregato. "Mas estamos totalmente dispostos a atender a comunidade", reforçou Mangilli.

 

Na avaliação do estudante Mateus Henrique, o turno da noite também seria bom para moradores de regiões próximas, muitas vezes impossibilitados de se deslocar ao Plano Piloto. "A vida está cara e difícil. Com a oferta aqui, muitos estudantes que sonham em fazer universidade poderiam ser contemplados."

 

No encontro, a reitora Márcia Abrahão contou também que foi procurada recentemente pelo administrador de Ceilândia, Marcelo Piauí, que expressou a vontade da população local em ver um curso de Medicina implementado na FCE. "Em parceria com a administração regional e o Governo do Distrito Federal, vamos analisar com atenção esse pedido. E de uma forma que contemple especialmente os moradores da cidade", disse a reitora.

 

Leia também:

>> Alunos da Universidade do Envelhecer colam grau em cerimônia on-line

>> Boletim Coes traça panorama da pandemia e da vacinação no Brasil

>> DEX vai promover cinedebate com participação de escolas

>> Unidades devem elaborar planos de contingência locais

>> Mulheres dão suporte para continuidade dos serviços essenciais à Universidade

>> Com agravamento da pandemia, UnB faz mudanças em processos seletivos

>> Referência em psicologia organizacional e do trabalho, pesquisador Jairo Borges-Andrade é o novo emérito da UnB

>> No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, epidemiologista da Sala de Situação faz alerta sobre a doença

>> Nova direção do Centro de Desenvolvimento Sustentável toma posse

>> Parque Tecnológico da UnB completa três anos com aumento de visibilidade e excelência na inovação

>> Desenvolvida na UnB, máscara que inativa o novo coronavírus está em teste no Hran

>> Mulheres atuam para manter extensão universitária ativa em meio à pandemia

>> UnB aprova datas para o calendário acadêmico de 2021

>> Dasu lança pesquisa para avaliar saúde mental da comunidade acadêmica

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.