POLÍTICAS PÚBLICAS

Ligada a pesquisa de mestrado realizada na Faculdade de Educação, iniciativa acontece em Planaltina e gera perspectivas de melhoria por meio do hip-hop

No Poesia nas Quebradas, a cultura hip-hop é entendida como ferramenta social que permite o protagonismo, a crítica e a expressão criativa dos jovens. Foto: BiaCamPhotos

Um projeto desenvolvido na região administrativa de Planaltina, no Distrito Federal, junto a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, é tema de projeto de mestrado na Faculdade de Educação (FE) da UnB. A estudante à frente do trabalho é a professora formada pela Faculdade UnB Planaltina (FUP) Ravena Carmo.

Liberdade cantou! E agora? é o nome do projeto, inserido na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, que investiga o lugar da arte nas políticas públicas destinadas aos egressos do sistema socioeducativo no DF. Ravena lidera em Planaltina o coletivo Poesia nas Quebradas, idealizado por ela em 2015, para fortalecer a cultura hip-hop na periferia.

O projeto cresceu e, em fevereiro de 2023, o coletivo lançou o Nas quebras da Socioeducação. “Esse tema parte da minha própria vivência, pois já cumpri medida socioeducativa de internação por 2 anos e 11 meses”, conta a professora Ravena. Com apoio do governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo, a iniciativa leva perspectiva de resgate da dignidade e da autoestima a jovens da Unidade de Internação de Planaltina (UIP) por meio da escrita, da música e da dança.

Ravena Carmo pesquisa na UnB o papel da arte nas políticas públicas destinadas aos egressos do sistema socioeducativo. Na imagem, ela posa junto a jovens alcançados pelo coletivo. Foto: Divulgação

"O projeto se relaciona com minha pesquisa, pois tratamos de qual lugar a arte ocupa dentro das políticas públicas já existentes”, explica a pesquisadora. Além da pesquisa realizada em meio aberto e fechado de cumprimento de medidas socioeducativas, a atuação de Ravena estende-se a espaços formais e não formais de educação com pessoas com deficiências e com a juventude preta e periférica do DF.

Linha de frente no projeto e coordenadora geral do coletivo Poesia nas quebradas, Ravena destaca que o projeto é aberto a todos que queiram participar. “O Poesia nasce dentro da FUP, a partir de um projeto de extensão que rompe com os limites da Universidade, indo definitivamente para a rua, a comunidade, a juventude”, lembra.

Das oficinas promovidas pelo coletivo, resultou a publicação do livro Quebrada Livre, cujo lançamento em maio, prestigiado por familiares dos jovens escritores, contou com a participação de artistas da cena hip-hop local.

Professor da FE, Erlando Rêses orienta a pesquisa de Ravena Carmo no mestrado e orgulha-se do envolvimento com o tema. Foto: Arquivo pessoal

Segundo o coletivo, “ao fazer arte, os adolescentes pensam sobre a própria condição e expressam seus desassossegos e sonhos, o que faz mover uma nova possibilidade de ver o mundo e se ver dentro dele. A ideia é desconstruir preconceitos dos adolescentes perante a sociedade e da sociedade perante os adolescentes e elaborar coletivamente nova visão de mundo a partir de uma nova perspectiva”.

“Nós, que atuamos com a democratização do acesso e da permanência na universidade pública, nos orgulhamos de ter a Ravena Carmo como mestranda, sobretudo por ser oriunda de área periférica de Brasília", testemunha o professor da Faculdade de Educação Erlando da Silva Rêses. Ele é orientador da pesquisa de Ravena no mestrado.

"Nos encanta mais ainda a perspectiva de pesquisa com foco em uma intervenção social acerca de um tema sensível, sendo ela egressa do sistema socioeducativo e colocando a sua própria história de vida por meio de autobiografia a serviço de um avanço nas políticas públicas desse setor”, elogia.

O projeto Nas quebras da Socioeducação tem ações previstas ao longo ano, entre elas, uma nova cerimônia de lançamento do livro Quebrada Livre, dessa vez, na Gerência de Atendimento em Meio Aberto (Geama) de Planaltina.