Vai começar a festa do continente africano da Universidade de Brasília! De 21 a 26 de maio, a Semana da África 2023 oferta atividades acadêmicas, culturais e gastronômicas, trazendo um verdadeiro mergulho na diversidade do continente africano aos quatro campi da UnB.
As atividades começam no domingo (21), com um torneio de futebol no Centro Olímpico. Na segunda (22), a abertura oficial inaugura o caminho para palestras, exposição, feira, mostra de filmes e cardápio especial no RU. Para ter acesso a toda a programação e escolher do que participar, acesse UnBAgenda.
Realizada pela primeira vez em 2017, por iniciativa de estudantes africanos na UnB, a Semana da África tornou-se um evento esperado nos dias que circundam o 25 de maio – Dia da Libertação da África e fundação da Organização da Unidade Africana, em 1963. Agora, ela é organizada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG).
O servidor técnico Rogério Almeida, da Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (Daia/DEG), está à frente e apoia a organização do evento desde a primeira edição. Além das oficinas e aulas ministradas por pesquisadores, ele conta que a ideia é deixar que os próprios estudantes mostrem as peculiaridades de seus locais de origem.
"Pedi para cada aluno fazer uma apresentação do seu país, desconstruindo a imagem que muitas pessoas têm da África como um país, mostrando a cultura e os costumes que compõem esse grande continente", diz Almeida. Neste mesmo espírito, todos os dias, na BCE, haverá a exposição Nossa Trajetória, com fotos e apresentações da vida e experiência da moradia no Brasil de alunos de origem africana.
A programação prevê atividades em todos os campi da UnB. A Faculdade UnB Ceilândia (FCE) recebe, na segunda-feira (22), a roda de conversa Diálogos culturais Brasil/África. Na terça (23), será a vez da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e, na quarta-feira (24), a Faculdade UnB Gama (FGA). Na quinta (25), todas as unidades do Restaurante Universitário recebem o cardápio especial. O dia 25 reserva ainda um grande desfile, com danças e música, no ICC.
Estudante de Economia, Sarah Kone tem 26 anos e é nascida na Costa do Marfim. Quando chegou à UnB, há três anos, não houve Semana da África presencial, em razão das alterações trazidas pela pandemia de covid-19. “Eu participei on-line das palestras. Não teve dança. Esse ano marca a volta da Semana da África como ela deve ser”, espera animada.
“Pode ser que isso não seja comum para estudantes africanos que estão em outros países, mas aqui no Brasil, aqui na UnB, essa programação mostra como os estudantes africanos de fato fazem parte da comunidade”, destaca a graduanda.
No Instagram oficial da UnB, você pode assistir ao convite feito pelos estudantes Antonio Asumu, de Guiné Equatorial, e Kessia Charlotte, do Gabão, para a Semana da África!
Curta essa publicação no Instagram
*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.
Leia também:
>> UnB desenvolve plataforma que ajuda população a indicar prioridades para o governo federal
>> Universidade cria Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental
>> Evento leva divulgação científica a bares da capital
>> Pesquisadores da UnB projetam equipamento para testar resistência de turbinas de avião
>> Universidade sobe duas posições no ranking CWUR
>> UnB participa da maior feira de agricultura familiar do Centro-Oeste
>> Faculdade UnB Planaltina comemora 17 anos
>> Quais são os anseios e necessidades das mães da UnB?
>> Pesquisa de mestrado mapeia aspectos socioculturais das tranças afro
>> Estudantes oferecem a artesãos curso gratuito de empreendedorismo em mídia social
>> Bolsas para atuar com esporte, arte e cultura têm inscrições abertas
>> Comunidade se envolve na retomada da prática de canoagem na UnB
>> Gestão ouve demandas da FAV em encontro com técnicos, professores e estudantes
>> Altaci Rubim assume coordenação no Ministério dos Povos Indígenas
>> TST doa mais de 600 equipamentos de informática para a UnB
>> CAD aprova criação de Administração de Compossuidores para prédios residenciais da UnB
>> Auxílio socioeconômico terá reajuste de 7,5%
>> UnB e startup francesa vacinam macacos contra toxoplasmose
>> Conselho Diretor da UnB é apresentado a dados sobre a BCE e sobre o Relatório de Gestão 2022
>> Escultura no campus Darcy Ribeiro homenageia o fundador da UnB
>> UnB e Universidade Católica de Brasília planejam formalização de parceria
>> Consuni especial pelos 61 anos da UnB é marcado por homenagens
>> Iniciativas lançam olhares sobre literatura de autoras negras
>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil