EXCELÊNCIA

Universidade de Brasília está entre as 4,1% melhores universidades do mundo. De 2017 a 2023, avançou 116 posições

Nesta edição do CWUR, entre as 54 universidades brasileiras classificadas, a UnB e mais 22 instituições subiram de posição, duas mantiveram a mesma colocação e 29 caíram. Foto: Isa Lima/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília subiu mais uma vez no ranking da consultoria Center for Word University Rankings (CWUR), dos Emirados Árabes Unidos, que avaliou 20.531 universidades em todo o mundo. Neste ano, a UnB ocupa a 857ª posição, duas acima em comparação com 2022, quando 19.788 instituições foram avaliadas. A Universidade faz parte das 4,1% melhores do mundo. Está na sétima posição entre as federais, ocupa o 12° lugar entre as brasileiras e é a 22ª na América Latina.

“Desde que assumimos a gestão da UnB, subimos 116 posições nesta avaliação. Mesmo enfrentando todos os cortes de orçamento, conseguimos investir em editais de pesquisa, incentivamos publicações de artigos, entre outras políticas que compreendem as atividades-fim da nossa instituição”, afirma a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi. Em 2017, a UnB ocupava a 973º posição no CWUR.

O Brasil tem 54 universidades entre as duas mil melhores classificadas. Dessas 54, a UnB e mais 22 subiram na avaliação e 29 caíram posições. A reitora Márcia Abrahão diz que sente orgulho da comunidade acadêmica, que está comprometida com a melhoria dos indicadores.

“Passamos pela pandemia de covid-19, por tentativas de desvalorização do nosso trabalho, além de toda a diminuição dos nossos recursos. Nossos técnicos, estudantes e docentes responderam dando o melhor de si. Parabéns, UnB!”, comemorou.

O vice-reitor Enrique Huelva ressaltou que a conquista é resultado da dedicação e comprometimento daqueles que fazem o dia a dia da UnB. “Temos um histórico de excelência. Essa melhora é um reconhecimento do nosso compromisso em promover conhecimento e impulsionar a inovação e da nossa integração com a sociedade”, disse.

UnB subiu duas posições na comparação com o ranking CWUR 2022. de 2017 para cá, a Universidade avançou 116 posições. Arte: Virginia Soares/Secom UnB

 

COMO FUNCIONA – O CWUR é uma agência de consultoria na área de assessoria política e estratégica, voltada para governos e universidades. A UnB começou a ser classificada no CWUR em 2014, na 894ª posição, ano em foram classificadas mil instituições. O ranking utiliza sete indicadores relacionados a egressos, docentes e pesquisa.

São avaliados: o número de egressos laureados com distinções acadêmicas de prestígio, em relação ao tamanho da instituição (25%); a empregabilidade de egressos (25%), mensurada pelo número de formados que ocupou posições executivas de destaque nas maiores empresas mundiais, em relação ao tamanho da instituição; o número de distinções acadêmicas de prestígio recebidas por professores (10%); e, ainda, o desempenho em pesquisa (40%), que engloba número total de artigos científicos, publicações em periódicos de primeira linha, publicação em periódicos de alta influência e citações de artigos com elevado número de citações.

 

Leia também:

>> UnB participa da maior feira de agricultura familiar do Centro-Oeste

>> Faculdade UnB Planaltina comemora 17 anos

>> Quais são os anseios e necessidades das mães da UnB?

>> Pesquisa de mestrado mapeia aspectos socioculturais das tranças afro

>> Estudantes oferecem a artesãos curso gratuito de empreendedorismo em mídia social

>> Bolsas para atuar com esporte, arte e cultura têm inscrições abertas

>> Comunidade se envolve na retomada da prática de canoagem na UnB

>> Gestão ouve demandas da FAV em encontro com técnicos, professores e estudantes

>> Altaci Rubim assume coordenação no Ministério dos Povos Indígenas

>> TST doa mais de 600 equipamentos de informática para a UnB

>> CAD aprova criação de Administração de Compossuidores para prédios residenciais da UnB

>> Auxílio socioeconômico terá reajuste de 7,5%

>> UnB e startup francesa vacinam macacos contra toxoplasmose

>> Conselho Diretor da UnB é apresentado a dados sobre a BCE e sobre o Relatório de Gestão 2022

>> Escultura no campus Darcy Ribeiro homenageia o fundador da UnB

>> UnB e Universidade Católica de Brasília planejam formalização de parceria

>> Consuni especial pelos 61 anos da UnB é marcado por homenagens

>> Iniciativas lançam olhares sobre literatura de autoras negras

>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.