LUTA ANTIMANICOMIAL

GT terá 60 dias para apresentar orientações, ações, protocolos e fluxos nas perspectivas do cuidado, da prevenção e da promoção da saúde

Ato de criação do GT foi assinado em 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Iniciativa é uma nova ação da Universidade rumo a ser, cada vez mais, uma instituição inclusiva, democrática, plural, que respeita as diferenças e oferece apoio para superação de desafios. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília, por meio do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), constituiu nesta quinta-feira (18) um Grupo de Trabalho (GT) sobre Saúde Mental. O objetivo é construir, no prazo de 60 dias, orientações e ações para as situações de sofrimento psíquico grave (comumente denominado de “transtornos mentais”), assim como a proposição de protocolos, fluxos e eventuais encaminhamentos, nas perspectivas do cuidado, da prevenção e da promoção da saúde da comunidade acadêmica.

“Assinei o ato no Dia Nacional da Luta Antimanicomial para marcar a importância dessa data para as questões mais severas ligadas à saúde mental da nossa sociedade. O movimento antimanicomial propõe uma abordagem mais humanizada, baseada nos princípios dos direitos humanos, da cidadania e da inclusão social. A criação do GT significa mais um passo da Universidade em direção ao cuidado integral de docentes, estudantes, técnicos, técnicas e demais trabalhadores”, afirma o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio da Costa.

O movimento antimanicomial defende a desinstitucionalização dos hospitais psiquiátricos, promovendo a inserção das pessoas com transtornos mentais na sociedade, em meio aos seus familiares e comunidade. É um movimento social e político que surge como uma crítica ao modelo tradicional de assistência psiquiátrica, que historicamente se baseia em exclusão, internação compulsória, medicalização excessiva e uso de tratamentos desumanos, como eletrochoques e isolamento. O resultado desta luta é a Lei n° 10.216/2022, conhecida como Lei de Saúde Mental brasileira.

Segundo o decano Ileno Izídio, a contribuição maior do GT criado na UnB será trazer para toda a comunidade a discussão sobre o preconceito, a preservação de direitos e, principalmente, o acompanhamento, o apoio e o cuidado possível para as pessoas da comunidade que vivem esta realidade de sofrimento psíquico intenso e têm o direito de terminar seus cursos e suas formações.

O DAC, por meio da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu), tem desenvolvido diversas ações de orientação, acompanhamento e cuidados em saúde mental de toda a comunidade, juntamente com as demais diretorias do decanato.

COMPOSIÇÃO – O GT será presidido por Izídio e composto por 16 representantes de unidades acadêmicas, servidores da área de saúde mental, estudantes (representantes do Diretório Central dos Estudantes) e as cinco diretorias do DAC: Diretoria de Acessibilidade (Daces), Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), Diretoria de Esporte e Atividades Comunitárias (Deac), Diretoria do Restaurante Universitário (DRU) e Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu). Os nomes estão disponíveis no ato de criação do GT. Quem quiser contribuir com os trabalhos deve enviar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Leia também:

>> Evento leva divulgação científica a bares da capital

>> Pesquisadores da UnB projetam equipamento para testar resistência de turbinas de avião

>> Universidade sobe duas posições no ranking CWUR

>> UnB participa da maior feira de agricultura familiar do Centro-Oeste

>> Faculdade UnB Planaltina comemora 17 anos

>> Quais são os anseios e necessidades das mães da UnB?

>> Pesquisa de mestrado mapeia aspectos socioculturais das tranças afro

>> Estudantes oferecem a artesãos curso gratuito de empreendedorismo em mídia social

>> Bolsas para atuar com esporte, arte e cultura têm inscrições abertas

>> Comunidade se envolve na retomada da prática de canoagem na UnB

>> Gestão ouve demandas da FAV em encontro com técnicos, professores e estudantes

>> Altaci Rubim assume coordenação no Ministério dos Povos Indígenas

>> TST doa mais de 600 equipamentos de informática para a UnB

>> CAD aprova criação de Administração de Compossuidores para prédios residenciais da UnB

>> Auxílio socioeconômico terá reajuste de 7,5%

>> UnB e startup francesa vacinam macacos contra toxoplasmose

>> Conselho Diretor da UnB é apresentado a dados sobre a BCE e sobre o Relatório de Gestão 2022

>> Escultura no campus Darcy Ribeiro homenageia o fundador da UnB

>> UnB e Universidade Católica de Brasília planejam formalização de parceria

>> Consuni especial pelos 61 anos da UnB é marcado por homenagens

>> Iniciativas lançam olhares sobre literatura de autoras negras

>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave