EXTENSÃO

Pint of Science 2023 vai de 22 a 24 de maio, com proposta de abordar temas densos de maneira leve em ambientes descontraídos

Ciência e descontração (quase sempre acompanhada por cerveja) é a proposta do Pint of Science. Na imagem, registro do professor Claudio de Sousa e família, na edição de 2017, primeira na qual Brasília esteve inserida. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Happy hour, amizade, cervejinha, papo vai, papo vem e zás! De repente, você está refletindo sobre como reflorestar os milhares de quilômetros necessários para amenizar a pegada de carbono da sua família. São coisas que acontecem no Pint of Science. A edição 2023 do evento de divulgação científica já tradicional em bares e cafés de todo o Brasil vai de 22 a 24 de maio. Em Brasília, haverá encontros em cinco estabelecimentos diferentes com dez pesquisadores da UnB abordando assuntos diversos.

Antes da programação oficial, dois eventos prévios, nesta quarta (17) e no sábado (20), despertam a atenção do público. O lema deste ano é Um brinde à ciência, e o objetivo segue sendo o mesmo: estabelecer um diálogo aberto e informal entre cientistas e público em geral, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no Brasil.

Em todo o país, 123 cidades e mais de 600 pesquisadores participam. A Universidade de Brasília tem participação importante nisso. A coordenação Centro-Oeste do evento é do professor da Faculdade UnB Planaltina Eduardo Bessa. A coordenação em Brasília é da professora do Instituto de Física Adriana Ibaldo.

A capital federal recebe uma novidade na edição deste ano: a versão para crianças Pint of Milk, no dia 24. Pra elas, a atração principal será a vida dos insetos, em uma exposição apresentada pela estudante de pós-doutorado do Instituto de Ciências Biológicas Patrícia Sanae. Será possível aprender sobre vários bichinhos, incluindo besouros, abelhas e formigas do Cerrado. O horário do Pint of Milk é diferente: das 14h às 18h, exclusivamente no Paradeiro Café (309 Norte). Não é necessária inscrição prévia.

Entre chope e leite, adultos e crianças, a expectativa de público da organização é de 20 mil participantes em todo o Brasil. Você está convidada(o) a ser um destes!

>> Acesse aqui a programação de eventos para Brasília