Em meio ao contexto de pandemia do novo coronavírus, a Universidade de Brasília une esforços à Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), na Marcha Virtual Pela Ciência, que acontece nesta quinta-feira (7). Antes da programação nacional, a UnB realiza o webinário Ciência e Futuro: desafios no combate à Covid-19 que será transmitido às 9h, no canal da UnBTV no Youtube.
Além da reitora Márcia Abrahão, participarão do webnário a vice-presidenta do SBPC, Fernanda Sobral, a astrônoma Duilia de Mello, a professora do Instituto de Ciências Biológicas (IB/UnB) Mercedes Bustamante e o docente da Faculdade de Direito (FD/UnB) Fabiano Hartmann.
A atuação da Universidade, no entanto, vai muito além da presença na Marcha. Desde o início da pandemia, foram criados dois comitês para gerenciar ações de pesquisa e extensão que deem respostas à crise de saúde pública. O Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (COES), desde o início da crise tem emitido recomendações oficiais de controle da doença causada pelo novo coronavírus.
O Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de Combate à Covid-19 (Copei) foi responsável por lançar uma chamada pública de projetos de pesquisa destinados ao enfrentamento da doença. A primeira seleção aprovou 115 projetos, e uma segunda chamada de fluxo contínuo foi aberta na última semana.
>> Chamada pública aprova 115 projetos desenvolvidos pela Universidade de Brasília
“Estamos agora trabalhando na criação de um fundo de doações. Nossa preocupação é não apenas receber as doações de pessoas físicas e jurídicas, mas também prospectar parcerias. Estamos sendo proativos e vamos apresentar nossos portfólios de projetos a possíveis parceiros”, destaca a decana de Pesquisa e Inovação em exercício, Cláudia Amorim.
O Decanato de Pós-Graduação (DPG) também promoveu chamadas de projetos. As iniciativas apresentadas vieram de diversas áreas de conhecimento, demonstrando o engajamento da Universidade no tema.
“O enfrentamento à Covid veio de todas as partes da Universidade. Têm surgido iniciativas brilhantes, envolvendo pessoas das áreas de exatas, das áreas de ciências da vida, saúde e humanas. Assim, atuamos com mais força na formação de recursos humanos no enfrentamento à pandemia”, afirma a decana de Pós-Graduação, Adalene Moreira Silva.
EXTENSÃO — Pilar fundamental ao lado do ensino e da pesquisa, a extensão leva o conhecimento produzido nas unidades acadêmicas para fora dos muros da universidade. “No contexto de Covid-19, a extensão foi capaz de revelar a força da ciência produzida pela Universidade e é por meio dela que a Universidade tem a possibilidade de mostrar para a sociedade as respostas que ela demanda e de que precisa nesse momento”, explica a decana de Extensão, Olgamir Amancia.
Confira recado de professores, estudantes e técnicos administrativos da UnB sobre a importância das universidades e da ciência para a humanidade:
Leia mais:
>> Grupo monitora situação de cuidados contra Covid-19 em instituições prisionais
>> Pesquisadores alertam governadores sobre grave momento da pandemia no Brasil
>> UnB é responsável por 44.998 empregos no DF
>> Plataforma UnB Pesquisa disponibiliza acesso fácil a pesquisadores da instituição
>> Repositório lançado pela UnB reúne iniciativas contra o novo coronavírus
>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão
>> Astrônoma Duilia de Mello fala da importância do ensino público para a ciência no #InspiraUnB