Documento tem objetivo de atrair possíveis financiadores

Portfólio apresenta projetos desenvolvidos pela UnB no combate ao novo coronavírus. Arte: Reprodução

Os projetos aprovados nas chamadas de combate à covid-19 pela Universidade de Brasília estão reunidos em um portfólio que poderá ser apresentado a futuros apoiadores e patrocinadores e também acessado pela sociedade civil. A sistematização e elaboração do documento foi feita pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à Covid-19 (Copei).

Mais de 150 projetos já foram qualificados, em diversas áreas de atuação, pelas chamadas realizadas pelo Copei. O documento será atualizado semanalmente. As iniciativas estão divididas em 14 categorias, que envolvem Desenvolvimento de Fármacos e Vacinas; Saúde Mental; Teletrabalho; Produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros.

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da Covid-19

“Este portfólio é uma ferramenta que vai nos auxiliar na busca por financiamento junto ao setor público e também à iniciativa privada e à sociedade civil. Além do portfólio, estamos trabalhando na criação de um Fundo de Doações para viabilizar estes projetos”, explica a presidente do comitê e decana em exercício de Pesquisa e Inovação, Cláudia Amorim.

A estimativa é de que o valor integral dos projetos que constituem o documento gire em torno de R$70 milhões. Alguns já foram financiados pelo Ministério da Educação (MEC) com recursos da ordem de R$10 milhões. Outras 23 pesquisas serão apoiadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), com aporte em torno de R$20 milhões.

>> Estudo analisa a qualidade de vida de pessoas recuperadas de covid-19

>> Pesquisa lança a luz sobre a relação da covid-19 com os diversos climas encontrados no Brasil

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> Pesquisa da UnB mapeia manifestações neurológicas associadas ao Sars-CoV2