INOVAÇÃO

Programa de mestrado profissional em economia terá como área de concentração a gestão econômica da inovação tecnológica

UnB assinou com a Agência Espacial Brasileira (AEB) termo para realização de mestrado profissional em Economia. Imagem: Reprodução

A Universidade de Brasília e a Agência Espacial Brasileira (AEB) irão trabalhar juntas na formação do quadro dos profissionais da AEB. As instituições assinaram, na última sexta-feira (3), um Termo de Execução Descentralizada (TED) que prevê a promoção de ações de capacitação educacional e pesquisas correlatas por meio da realização de programa de mestrado profissional em Economia.

Coordenada pelo professor do Departamento de Economia Antônio Nascimento Júnior, a área de concentração de Gestão Econômica da Inovação Tecnológica do programa de pós-graduação atende às necessidades dos servidores do quadro da AEB. "Estamos muito orgulhosos em estabelecer essa parceria que nos permitirá olhar para o lado da economia e de como fazer política pública", afirmou o presidente da AEB, Carlos Augusto Moura.

"Assinando essa parceria, a UnB diz que está à disposição para formar muito bem esses profissionais e se relacionar com a sociedade da melhor maneira possível", pontuou a reitora Márcia Abrahão. Ela lembrou que há egressos do curso de Engenharia Aeroespacial da Faculdade UnB do Gama (FGA) em exercício no órgão. "Com muito talento", completou o presidente da Agência.

Com investimento de R$ 1,2 milhões, a parceria busca, por meio de pesquisas e estudos contínuos, colocar a AEB como referência em pesquisas aplicadas ao setor de ciência e tecnologia. A duração do mestrado é de 30 meses e prevê capacitar até 30 servidores da agência com o objetivo de sensibilizar os atores do ecossistema de inovação sobre a importância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e sustentável.

"A experiência será a melhor possível, bons frutos sairão dessa parceria", disse o diretor da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública (Face), Eduardo Tadeu Vieira. O chefe de Departamento de Economia Roberto Ellery concorda: "A aproximação da ação do Estado acontecendo em setores em que a atuação do mercado não é tão presente aumenta a capacidade das empresas e traz bem-estar para a sociedade".

As inscrições estão previstas para o mês de julho, e o resultado deve ser divulgado em agosto. Já as matrículas e o início das aulas dependem da retomada do calendário acadêmico.

>> Cepe discute resolução sobre a retomada do calendário acadêmico

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

>> Pesquisa com plasma sanguíneo de pacientes curados pode mudar cenário da covid-19

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19